Gabriel Menino e Alexandre Mattos, jogador e dirigente do Santos, foram denunciados no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). A denúncia vem por atitudes feitas no clássico com o São Paulo, pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, dentro do MorumBIS, o Tricolor venceu por 2 a 0.

O atleta foi expulso aos 35 minutos do primeiro tempo e foi enquadrado em três artigos: 250, por impedir oportunidade clara de gol; 258, segundo parágrafo, inciso dois, por desrespeitar a arbitragem; e 219, por danificar o local. Segundo a súmula, o camisa 25 xingou a equipe de arbitragem e chutou uma das bases de reposição de bola. A maior pena pode ser uma suspensão de até 180 dias.

Já Alexandre Mattos reclamou de suposta falta de critério da arbitragem do clássico. Isso gerou a denúncia no artigo 258-B, por ter invadido o espaço dos árbitros ainda no intervalo do jogo. O julgamento de ambos será nesta terça-feira (9), a partir das 17h (horário de Brasília).

Expulsão de Gabriel Menino

No clássico do Santos com o São Paulo, Gabriel Menino não recebeu um cartão vermelho direto. O jogador recebeu um cartão amarelo aos 17 minutos, em uma confusão com Enzo Días. Enquanto o segundo cartão foi aplicado aos 35 minutos, por um carrinho dado em Marcos Antônio.

O jogador não reagiu bem e acabou fazendo uma grande reclamação com o árbitro. Na súmula do confronto, o árbitro João Vítor Gobi relatou xingamento do camisa 25: “Após ser expulso, o mesmo disse as seguintes palavras a mim: ‘Você é uma m****.'”

Contudo, o próprio juiz está envolvido em polêmica e também foi denunciado. Acusado por ambos os times de xingar o lateral do Peixe Vinicius Lira, o árbitro foi enquadrado no artigo 273, que fala sobre excesso ou abuso de autoridade. Sua pena pode ser de uma advertência simples até uma suspensão por 180 dias. Além da possibilidade de multa de até R$ 1.000,00.

Gabriel Menino jogador do Santos recebe cartao vermelho do arbitro durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol

Cada vez mais vemos atitudes excessivas em relação aos árbitros no futebol. Gabriel Menino recebeu dois cartões amarelos, com o segundo vindo de uma clara falta sua. Além disso, os jogadores já sabem que reações com xingamentos causam punições nos Tribunais. É necessário aprenderem a se controlar mais.