Fortaleza vê perigo mais próximo de cair no Brasileiro

A derrota para o São Paulo por 2 a 0 em plena Arena Castelão lotada na última quinta-feira (2) deu um balde d’água fria nas pretensões do Fortaleza de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

O revés manteve o Leão do Pici na 19ª colocação com 21 pontos, ainda muito distante de conseguir sair do Z4. No momento, o Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento na 16ª posição, tem 28 pontos, sete à frente dos cearenses.

Ou seja, o Fortaleza desperdiçou uma grande oportunidade de ficar a quatro pontos do Peixe, com 13 jogos a disputar no Brasileiro. Por isso, aumentou as suas chances de queda à Série B para 83,4%, segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Anticlímax na derrota para o São Paulo

Com 35 mil torcedores, o maior público em casa pelo Brasileiro, o Fortaleza decepcionou a sua torcida na Arena Castelão. Atuando com um jogador a mais desde os 22 minutos do primeiro tempo, a equipe de Martín Palermo não conseguiu furar a defesa do São Paulo.

Mesmo com 24 finalizações do Leão do Pici, apenas cinco acertaram o alvo do goleiro Rafael, enquanto os paulistas chutaram oito vezes e marcaram dois gols. Tapia e Luciano fizeram os tentos da vitória do São Paulo.

Palermo tecnico do Fortaleza durante partida contra o Sport no estadio Arena Castelao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Lucas Emanuel/AGIF

Contas a fazer

De acordo com o estudo da UFMG, um time para se salvar do rebaixamento do Brasileiro em 2025 precisa fazer 44 pontos. Isto é, o Fortaleza teria que somar mais 23 pontos em 13 rodadas para escapar da queda, com 39 pontos em disputa.

O Fortaleza, então, se vê obrigado a iniciar uma grande arrancada para, no mínimo, alcançar seis ou sete vitórias a ponto de evitar o rebaixamento. O Laion não disputa a Série B desde 2018, ano em que retornou à elite nacional.