Nesta segunda-feira (12), o zagueiro Danilo virou assunto nos bastidores do Flamengo. O defensor de 34 anos entrou para a história do Rubro-Negro ao marcar o gol do título do tetracampeonato do Mengo na Libertadores contra o Palmeiras, em novembro do ano passado.

Contudo, o retorno de Danilo aos gramados vai demorar mais que o esperado. Isso porque, como revelado pelo próprio jogador, o camisa 13 substituiu Léo Ortiz na reta final de 2025 e jogou com dores no joelho esquerdo, atuando até o fim do ano no sacrifício. Sua ausência no começo de 2026 já era prevista pelo Departamento Médico e o Fla se antecipou ao fechar a contratação de Vitão, ex-Internacional, para a zaga.

Situação de Danilo

Como relatou a reportagem do Globo Esporte, o elenco principal do Flamengo retornou das férias e passou por uma avaliação geral. A ideia do clube é mitigar o desgaste sofrido pelo excesso de jogos na reta final da temporada passada. Diante deste cenário, Danilo não deve voltar a treinar com o grupo e está fora da ‘pré-temporada’ do grupo principal.

O ge também relembra que Danilo se contundiu no mesmo jogo que Léo Ortiz, na vitória sobre o Palmeiras no Maracanã em outubro. Enquanto o ‘10 da zaga’ sofreu um estiramento no tornozelo, o camisa 13 lidou com uma distensão no ligamento cruzado do joelho esquerdo – mas não vai precisar de cirurgia.

Com o tratamento mais conservador, o prazo de retorno de Danilo aos gramados varia entre duas a três semanas. Sendo assim, a expectativa do técnico Filipe Luís é contar com o herói da Libertadores na Supercopa do Brasil no dia 1º de fevereiro, contra o Corinthians. 

Danilo jogador do Flamengo durante partida contra o Santos no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol

Danilo se provou crucial para o Flamengo ao substituir Léo Ortiz, um dos melhores (senão o melhor) zagueiro do futebol brasileiro na temporada passada. Multicampeão e experiente, o defensor de 34 anos vai precisar de cuidados e atenção do DM Rubro-Negro para seguir como uma peça importante no elenco comandado por Filipe Luís.

Em 2025, Danilo disputou 36 partidas com o Manto Sagrado e marcou cinco gols – um em cada competição que o Fla disputou no ano: Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores (gol do título), Copa do Mundo de Clubes e Copa Intercontinental.