São Paulo x Palmeiras: sem explicação da CBF?

A virada do Palmeiras sobre o São Paulo por 3 a 2 no Morumbis deste domingo (5) não contará com a divulgação dos áudios dos lances polêmicos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo o protocolo, a entidade revela apenas os áudios da análise de lances que foram revisados pelo árbitro na cabine do VAR. Isto é, não houve nenhum chamado para o árbitro olhar os lances polêmicos no monitor.

No entanto, existe a possibilidade de os clubes pedirem as conversas da equipe de arbitragem durante os jogos através de um Fórum Permanente, que realiza uma análise do trabalho do árbitro, dos assistentes e do VAR. Porém, a divulgação é restrita entre os clubes, entidade e os próprios árbitros.

Lembrando que Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, os árbitros do duelo entre São Paulo e Palmeiras, já foram afastados pela CBF. A dupla passará por uma espécie de “reciclagem” para se aperfeiçoar após as polêmicas.

Lances polêmicos

Do lado do Palmeiras, Abel Ferreira reclamou uma possível expulsão de Bobadilha, que puxou Alan e interrompeu um contra-ataque do Verdão. No caso, o jogador do São Paulo já tinha cartão amarelo.

No entanto, os mandantes se queixam de uma série de lances. O principal momento seria um possível pênalti não marcado ao São Paulo devido à um escorregão de Allan, que encontrou Tapia dentro da área. Este momento gerou grande revolta do banco do Tricolor, apesar de o VAR não recomendar revisão.

SP – SAO PAULO – 05/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, SAO PAULO X PALMEIRAS – Tumulto entre jogadores do Sao Paulo e jogadores do Palmeiras durante partida no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Além disso, o São Paulo questiona por que não houve um suposto cartão vermelho de Andreas Pereira, que solou Marcos Antônio. O VAR, que poderia avisar o árbitro da expulsão, não exigiu a revisão do caso.

Liderança do Brasileiro

Com a grande virada no clássico, o Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos, empatado com o Flamengo (2º), que perde nos critérios de desempate. O Verdão volta a campo neste sábado (11) em jogo atrasado da 12ª rodada diante do Juventude, no Allianz Parque.