Mais polêmicas de arbitragem

O Fluminense empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro, neste sábado (8), no Mineirão, em partida válida pela 33ª rodada do Brasileirão Série A. Apesar do placar sem gols, o jogo foi marcado por uma forte polêmica de arbitragem.

O principal lance envolveu uma cotovelada de Matheus Pereira no rosto de Bernal, jogador do Tricolor, que chegou a ficar sangrando. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima chegou a revisar o lance no VAR, mas decidiu não expulsar o meia do Cruzeiro.

Áudio do VAR

Após a repercussão, a CBF divulgou o áudio do árbitro de vídeo sobre o episódio, revelando os bastidores da decisão. Rodrigo José Pereira de Lima foi quem pediu a revisão, após reclamações insistentes dos jogadores do Fluminense.

O responsável pelo VAR na partida, Wagner Reway, analisou o lance e concluiu que o braço de Matheus Pereira atingiu o rosto de Bernal por desequilíbrio, após o contato entre os dois atletas. “Foi acidental”, disse. “Inclusive, o jogador de azul já estava caindo”, completa outra pessoa da cabine.

“Acho que o braço dele bate no rosto do jogador porque ele é calçado, está vendo? É o ponto de equilíbrio dele. Para mim, é sem cartão amarelo nem vermelho, ok?”, concluiu o arbitro de campo Rodrigo José Pereira de Lima.

MG – BELO HORIZONTE – 09/11/2025 – BRASILEIRO A 2025, CRUZEIRO X FLUMINENSE – O arbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima durante partida entre Cruzeiro e Fluminense no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF

Vale destacar que, no momento do lance, Matheus Pereira já tinha um cartão amarelo, e uma nova advertência resultaria em expulsão. Com o resultado, o Fluminense segue na 7ª colocação, com 51 pontos.

Opinião do Antenados no Futebol

A falta de critério continua sendo um dos principais problemas da arbitragem brasileira. Casos como o de Matheus Pereira evidenciam a inconsistência nas decisões e reforçam a necessidade de profissionalização e transparência total por parte da CBF para reduzir a desconfiança e as reclamações recorrentes no futebol nacional.