O que é o câncer na tireoide?
Nesta semana, Everton Ribeiro, jogador do Bahia, revelou diagnóstico de câncer na tireoide. Em uma postagem, o camisa 10 explicou que já passou por cirurgia na segunda-feira (6) e que está em recuperação. Segundo estudo publicado na Resvista REASE, há uma baixa letalidade e elevada taxa de cura para esse câncer.
O câncer de tireoide é um, ou mais, tumor maligno chamado de carcinomas. Formados a partir das células epiteliais e se dividem em três categorias: diferenciados, pouco diferenciados e indiferenciados. Segundo o blog Vida Saudável, do Hospital Israelita Albert Einstein, o mais comum é o carcinoma papilífero, do grupo diferenciados.
Os tipos mais comuns do câncer também são, geralmente, diagnosticados em estágios iniciais. Já os subtipos mais raros e agressivos possuem crescimento acelerado e um diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento da doença.
Formas de tratamento
Para o tratamento do câncer de tireoide, a cirurgia acaba sendo a opção mais frequente. Com o procedimento, é retirado parte ou toda a glândula, sendo preciso fazer reposição de hormônios pelo resta da vida, como forma de compensar a retirada.
Outras formas de tratamento também podem ser escolhidas. Quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapias-alvo são algumas opções. 95% dos casos em que há o diagnóstico precoce, a doença é curada.
Recuperação de Everton Ribeiro
Apesar da informação divulgada por Everton Ribeiro, o Bahia não informou como será o processo de recuperação do capitão. No último fim de semana, o camisa 10 esteve em campo na vitória contra o Flamengo. Com a cirurgia realizada na segunda-feira (6), aproveitou o período de Data Fifa para desfalcar menos confrontos.
Mesmo assim, segundo o Lance!, o seu retorno só deve acontecer em um mês, ou seja, em meados de novembro. Contudo, isso também irá depender de diversos fatores, que podem aumentar ou diminuir essa previsão. De acordo com o ge, o atleta não estará nos treinos desta semana.
