Braithwaite afirma não ter vazado informação

O Grêmio pagou dívida com Martin Braithwaite nos últimos dias após ter sido cobrado pelo atacante. Em carta enviada ao ge, o jogador falou pela primeira vez sobre o assunto. Segundo o dinamarquês, nem ele e nem seu staff foi o responsável pelo vazamento da informação e lamentou o fato:

“Durante todo esse processo, nunca falei publicamente contra o clube. Nunca vazei informações. Nunca quis que o Grêmio fosse retratado como um clube que não honra seus compromissos, porque isso prejudica a capacidade do clube de atrair jogadores – e, no fim das contas, prejudica a todos, inclusive a mim.”

Ao continuar, questionou quem vazou a informação da dívida do Tricolor: “Minha ambição sempre foi conquistar títulos aqui. Então eu pergunto: aqueles que vazam informações seletivas percebem que estão prejudicando o clube que dizem proteger?”

Salário mais baixo em 2024

A carta é longa e Braithwaite explica, com detalhes, a dívida e dá datas do pagamento atrasado, além de revelar salário baixo em 2024: “Para 2024, aceitei um salário muito baixo, com o entendimento de que parte dos meus vencimentos seria paga em parcelas em 2025. Confiei no destino, no projeto e nas pessoas. Essa foi a minha escolha, feita de boa-fé.”

“Quando chegou o momento de pagar essas parcelas, apenas a primeira foi paga. A segunda, que vencia em abril, nunca chegou. Junto com meus agentes, procurei o clube repetidas vezes para encontrar uma solução. Confiei na palavra deles. O clube nos informou que também não conseguiria fazer o pagamento seguinte, mas propôs, por conta própria, um cronograma de pagamento. Aceitei as datas sugeridas por eles.”

No texto, o atacante afirma que “era meu destino vir para cá”. Ao detalhar o período após o não pagamento, afirma que não queria envolver advogados ou fazer notificações formais. Não só isso, como também diz que os agentes chegaram a ser ignorados e, com a nova gestão, não houve uma resposta sobre a dívida do clube.

Martin Braithwaite jogador do Gremio durante partida contra o Ceara no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Desejo de retorno em 2026

Não há um prazo para o retorno de Braithwaite aos campos. Em setembro, o jogador rompeu o tendão de aquiles da perna esquerda e precisou passar por cirurgia. Em sua carta, o atacante do Grêmio projeta 2026 e diz que continua o trabalho para voltar o mais rápido possível:

“Continuarei trabalhando incansavelmente para voltar o mais rápido possível e ajudar a equipe a disputar títulos – porque isso é o que realmente importa. Acredito na nova gestão e na comissão técnica, em suas ideias e ambição. Vamos seguir em frente com união e positividade e fazer de 2026 o início de algo realmente especial.”