Os bastidores do Botafogo têm sido agitados nos últimos dias. Nesta semana, o associativo do clube, presidido por João Paulo Magalhães Lins, acionou a Justiça exigindo um ressarcimento da Eagle Football Holding.
A decisão do Botafogo Social pegou John Textor de surpresa — mas outra ‘surpresa desagradável’ surgiu no noticiário alvinegro nesta quarta-feira (26) e envolve a venda de Luiz Henrique ao Zenit, da Rússia.
Betis cogita acionar Fifa contra o Botafogo, diz jornal
De acordo com o jornal espanhol ‘ABC’, em informação replicada pelo portal especializado ‘FogãoNET’, o Real Betis estuda uma ação judicial e pretende acionar a Fifa para cobrar 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,4 milhões na cotação atual) da venda de Luiz Henrique ao Zenit, em janeiro deste ano.
A publicação acrescenta que o montante exigido pelo Betis foi registrado oficialmente no documento referente à convocação da Assembleia Geral Ordinária de Acionistas do clube. Tal reunião está agendada para o dia 16 de dezembro. Além disso, o Betis já reclamou oficialmente com o Botafogo e ameaça ir à Fifa.
O que são esses 2 milhões de euros?
Segundo a publicação do ‘ABC’, o valor exigido pelo Betis diz respeito a uma cláusula na compra de Luiz Henrique pelo clube espanhol, que prevê uma fatia da transferência para uma venda do jogador para a Europa.
Até o momento, o Botafogo já pagou 16 milhões (R$ 85,7 milhões, na cotação da época) ao clube espanhol e mais 2 milhões de euros, ficando pendente os outros 2 milhões de euros cobrados agora pelo Betis.
Opinião do Antenados no Futebol
Algumas decisões da gestão multi-clube de John Textor têm causado polêmica no Brasil e em outros países. O empresário deixou recentemente o comando do Lyon, da França, onde foi ameaçado de rebaixamento caso o clube não cumprisse com suas obrigações financeiras. No Botafogo, o reflexo foi o desmanche ‘acelerado’ de um time campeão nacional e da América em 2024.
