Danilo vive recomeço no Botafogo

Danilo chegou ao Botafogo após uma passagem de dois anos na Inglaterra. O volante, que marcou época no Palmeiras, de Abel Ferreira, busca um novo recomeço na carreira após sofrer uma grave lesão no Nottingham Forest, o seu último clube.

Aos 24 anos, Danilo completou o seu 10º jogo pelo Glorioso na derrota para o São Paulo, no último domingo (14), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o canhoto atuou como meia direita, uma posição em que atuou pela primeira vez sob o comando de Davide Ancelotti.

Como Danilo joga?

Geralmente, Danilo costuma ser utilizado como o primeiro volante, logo à frente da defesa para a saída de bola. De passe refinado, ele se destaca pela boa leitura de jogo para iniciar a posse desde o próprio campo. Sabe dosar o ritmo, bem como clarear o lance para os demais companheiros na hora do aperto.

Com a bola no pé, não foge às suas raízes de armador dada a sua qualidade técnica, priorizando passes para o campo de ataque. Na defesa, mostra-se atento nas recuperações e na composição da segunda linha de marcação.

Destaque no Palmeiras

Lançado por Vanderlei Luxemburgo, Danilo explodiu com Abel Ferreira no Palmeiras. Aos 20 anos, assumiu a titularidade do Verdão como um primeiro volante versátil numa organizada defesa, mas, sobretudo, na armação de jogadas verticais, explorando a velocidade nas transições rápidas.

Destacou-se na final da Copa Libertadores 2020 contra o Santos quando, na oportunidade, deu o lançamento para Rony fazer o cruzamento do gol de Breno Lopes. Depois, passou a ser utilizado numa linha como dois volantes, ao lado de Zé Rafael, sendo “meias” que jogavam e faziam o resto do time jogar.

Aos poucos, Danilo passou a ocupar mais o ataque e aumentou o seu número de gols dentro da área, seja em infiltrações ou em jogadas de escanteio. Tornou-se um volante completo, contribuindo na marcação pressão e na saída de bola palmeirense. Não à toa, virou um dos pilares de Abel nos títulos da Libertadores (2020 e 2021) e do Brasileiro (2022).

Lesão no Forest

O sucesso no Palmeiras o levou a ganhar uma chance na Premier League. Contratado pelo Nottingham Forest em 2023, Danilo começou a encontrar o seu espaço como volante no esquema de Nuno Espírito Santo e se consolidou como um dos titulares da equipe logo em sua primeira temporada.

Após o quase rebaixamento, o Forest apostava em voos maiores para o último campeonato. No entanto, Danilo não conseguiu acompanhar a evolução do time: sofreu uma uma fratura no tornozelo no início da temporada. Após cinco meses, voltou aos gramados, mas perdeu espaço entre as opções do técnico português.

Danilo viveu boa primeira temporada no Forest. Foto: Getty Images

Como Danilo pode ajudar o Botafogo?

Pelo Botafogo, Danilo marcou um gol contra o RB Bragantino no Brasileiro em um lindo chute de fora da área. Esta é uma das qualidades pouco exploradas: a tentativa de chutes a longa distância. Contra o São Paulo, houve apenas dois acertos do Fogão contra o gol de Rafael durante os 90 minutos.

Ao mesmo tempo, o volante tem um bom senso de cobertura para fazer interceptações e desarmes no meio-campo, como aconteceu na goleada sobre o Fortaleza na Arena Castelão. A partir disso, consegue iniciar lances de ataque com passes curtos ou em profundidade, especialmente para acionar os pontas. Danilo, assim, pode ser uma peça versátil para impulsionar o potencial ofensivo do Glorioso.