O Palmeiras conquistou três vitórias seguidas neste início de Campeonato Paulista. Nas rodadas iniciais do estadual, o Verdão venceu a Portuguesa, o Santos e, mais recentemente, o Mirassol — todos pelo placar de 1 a 0.
Uma das prioridades do técnico Abel Ferreira tem sido rodar o sistema defensivo. Nas três primeiras partidas de 2026, o português utilizou todos os jogadores de defesa. O clube ainda pretende se reforçar para a posição e negocia a contratação do zagueiro Nino, do Zenit.
Abel comemora ‘rodízio’ na defesa do Palmeiras
Como destacou a reportagem do Globo Esporte, Abel tem mesclado formações para a defesa e tem conseguido resultados. Nos três compromissos, o Palmeiras não sofreu nenhum gol.
Contra o Mirassol, o treinador ‘inovou’ ao utilizar o jovem Arthur na lateral-esquerda. Diante deste cenário, Abel comemorou o fato de poder escalar todos os jogadores de defesa e frisou a importância de todo o grupo assimilar suas ideias.
“O que me deixa contente é a forma como trocamos os jogadores. É dar oportunidades para todos jogarem. Falo com todos a mesma coisa, explico tudo, as coordenadas aos atletas, e gosto quando a equipe tenta fazer cada vez melhor”, disse Abel Ferreira.
O fortalecimento do sistema defensivo em 2026 é tratado com muita importância, visto que o Palmeiras sofreu no setor na última temporada. Murilo não foi bem e Micael, contratado no ano passado, não se firmou e foi emprestado ao Inter Miami. Zagueiro de ofício, Bruno Fuchs atuou como volante em diversas ocasiões em 2025.
Opinião do Antenados no Futebol
O rodízio promovido por Abel Ferreira é crucial para dar oportunidades a todos os atletas, além de garantir que, quando um titular não esteja disponível, reservas possam manter um nível semelhante de atuação.
