De olho no mercado

O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Libertadores da América e vai enfrentar o Palmeiras na grande decisão da competição continental. No entanto, enquanto a equipe se prepara para buscar mais um título, a diretoria rubro-negra também movimenta o mercado da bola.

A tendência é que o clube carioca negocie alguns atletas na próxima janela de transferências, mas outros já despertam o interesse de equipes europeias, o que deve render uma boa quantia aos cofres do Flamengo nos próximos dias.

Sporting vai comprar

Segundo as informações divulgadas pela ESPN, o Sporting, de Portugal, comunicou oficialmente que vai exercer a opção de compra do meio-campista Rayan Lucas.

O jovem de 20 anos está emprestado ao clube português desde junho deste ano e vem se destacando nas categorias de base e no time principal, o que motivou a decisão da diretoria do Sporting.

O clube português vai desembolsar 4 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões na cotação atual) para adquirir o atleta de forma definitiva. Caso o Sporting desistisse da negociação, o Bournemouth, da Premier League, já havia sinalizado interesse em realizar a compra.

OEIRAS, PORTUGAL – JULY 25: Alberto Moleiro of Villarreal CF with Rayan Lucas of Sporting CP in action during the Pre-Season Friendly match between Sporting CP and Villarreal at Estadio Nacional on July 25, 2025 in Oeiras, Portugal. (Photo by Gualter Fatia/Getty Images)

Sem espaço no Flamengo

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Rayan Lucas é um dos sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu, ocorrido em 2019. O jogador estreou no time profissional em 2024, mas teve poucas oportunidades, atuando em quatro partidas disputadas antes de ser emprestado.

Desde que chegou ao futebol português, o meio-campista participou de cinco jogos, quatro pelo time B e um pela equipe principal. Sua estreia oficial no elenco principal aconteceu na terça-feira (28), quando o Sporting venceu o Alverca por 5 a 1 pela Taça da Liga de Portugal.

Opinião do Antenados no Futebol

O negócio pode ser positivo para o Flamengo, já que o jogador não teria espaço no elenco comandado por Filipe Luís neste momento. A transferência permite que Rayan Lucas tenha sequência e desenvolvimento no futebol europeu, podendo conquistar espaço no time principal do Sporting nas próximas temporadas. Além disso, um bom desempenho em Portugal pode gerar uma futura venda, o que garantiria ao Flamengo um retorno financeiro ainda maior no futuro.