Empréstimo confirmado para o Chipre

O São Paulo fechou, nesta sexta-feira, a negociação que coloca o lateral-esquerdo Patryck Lanza no futebol europeu. O jogador de 22 anos será emprestado por um ano ao Pafos, do Chipre, equipe que conta com David Luiz no elenco e que garantiu vaga na fase de grupos da Uefa Champions League. O atleta deve embarcar ainda neste fim de semana para se apresentar ao novo clube.

O acordo foi finalizado após o Pafos aceitar a contraproposta feita pelo Tricolor, que exigia condições financeiras mais vantajosas. A transação garante ao São Paulo o pagamento imediato de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) pelo empréstimo, além da obrigação de compra de 50% dos direitos econômicos do lateral caso metas esportivas sejam alcançadas. Nesse cenário, a quantia prevista é de 2 milhões de euros (R$ 12,7 milhões).

Disputa com clube dos Emirados

Antes de acertar com o Pafos, o lateral chegou a receber uma proposta de um clube dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, a oferta era de apenas 100 mil euros e não incluía opção de compra, o que pesou para que a diretoria tricolor priorizasse a alternativa cipriota, considerada mais vantajosa a médio e longo prazo.

No Chipre, Patryck encontrará também o atacante Jajá, ex-Cruzeiro e Athletico, que já integra o elenco. A presença de atletas conhecidos e a chance de disputar a maior competição de clubes da Europa pesaram positivamente para o acerto.

Situação no São Paulo e impacto da janela

Revelado em Cotia, Patryck estreou profissionalmente em 2022 e desde então disputou 38 jogos, com duas assistências e nenhum gol. Nesta temporada, entretanto, acabou perdendo espaço, ficando atrás de Enzo Díaz e Wendell na hierarquia da lateral esquerda. A ida ao futebol europeu surge como oportunidade de ganhar minutos e visibilidade internacional.

PE – RECIFE – 16/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, SPORT X SAO PAULO – Patryck Lanza jogador do Sao Paulo durante a partida entre Sport e Sao Paulo na Ilha do Retiro em Recife (PE), pelo Campeonato Brasileiro da Serie A 2025. Foto: Marlon Costa/AGIF

O empréstimo de Patryck se soma ao movimento intenso do São Paulo no mercado. O clube foi um dos destaques da última janela, arrecadando cifras importantes com a venda de jovens formados na base. Entre as negociações, nomes como Ângelo, Matheus Alves e Lucas Ferreira renderam pouco mais de 130 milhões de reais aos cofres do Morumbi.

Enquanto Patryck se prepara para vestir a camisa do Pafos, o Tricolor celebra mais uma transação que equilibra as finanças e projeta retorno esportivo e econômico no futuro próximo.