De olho no mercado

A temporada de 2025 está cada vez mais próxima do fim, restam menos de dois meses para o final das atividades para boa parte dos clubes do futebol brasileiro. Por isso, as movimentações para o ano que vem já estão ocorrendo nos bastidores.

No final do ano, o Grêmio, por exemplo, terá a votação para definir quem será o presidente do clube entre 2026 e 2028. Após a definição do novo mandatário, algumas coisas podem mudar no Imortal, incluindo o treinador.

Renato Gaúcho pode fechar com clube da Série A em 2026

De acordo com o jornalista Bruno Soares, Renato Gaúcho acompanha de perto a eleição do novo presidente e mostra interesse em voltar a comandar o Grêmio em 2026. O treinador está livre no mercado desde que pediu demissão do Fluminense.

Uma volta de Renato ao Imortal, dependerá muito de quem assumir o Tricolor. Afinal, o treinador é visto como ídolo por lá e um retorno seria positivo para alguns, mas para outros não é o momento do comandante voltar.

Até porque quando deixou o clube em 2024 não fez um grande trabalho. Lembrando que naquela temporada, o Grêmio terminou o ano na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, três pontos acima do Athletico, que foi rebaixado.

Renato Gaúcho durante partida contra o Grêmio no Campeonato Brasileiro de 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Além disso, Mano Menezes vem apresentando uma evolução nos últimos jogos apesar da derrota para o Bragantino na rodada passada. Lembrando que o clube vinha de quatro partidas sem perder. Por isso, uma renovação com o treinador, que tem contrato até o final do ano, é uma possibilidade.

Livre no mercado da bola

Por fim, vale lembrar que Renato está livre no mercado da bola desde que pediu demissão do Fluminense no mês passado. Incomodado com as críticas da torcida, o treinador decidiu sair do clube carioca após a eliminação na Sul-Americana.