Futuro de Léo Jardim preocupa

O Vasco da Gama tenta voltar aos trilhos do bom futebol nesta temporada. Com Fernando Diniz no comando, a equipe busca estabilidade dentro de campo, mas fora dele, uma situação que tem preocupado a diretoria e a torcida é a renovação contratual do goleiro Léo Jardim.

O arqueiro, que tem vínculo com o clube até o fim deste ano, poderá assinar um pré-acordo com qualquer equipe a partir de junho, caso não haja renovação. Desde o fim do ano passado, a diretoria vascaína mantém conversas com o jogador para ampliar seu contrato, mas as negociações ainda não evoluíram. Diante do impasse, Léo Jardim passou a despertar o interesse de clubes do Brasil e do exterior.

Porto quer Léo Jardim

Um deles é o Porto, de Portugal, que avalia o brasileiro como um bom substituto para o goleiro Diogo Costa, alvo do Manchester City, segundo aponta o portal RTI Esporte. Porém, o time não quer desembolsar altas cifras.

Conforme a fonte, o presidente do Porto, André Villas-Boas, estuda envolver o meia-atacante Gabriel Veron, que está atualmente emprestado ao Santos, e o lateral-esquerdo Kaio Henrique, de 19 anos que atua pelo time B.

Veron, por sua vez, tem contrato com o Santos até o fim deste ano, mas não consegue se destacar pelo Peixe. A tendência é que o atleta não permaneça. A ideia do clube português é repassar o jogador ao Vasco por empréstimo, sem custos e com salários integralmente pagos pelo próprio Porto.

Gabriel Veron, emprestado ao Santos, e Kaio Henrique, lateral do Porto (Imagem: Mauricio De Souza/AGIF / Divulgação/ Porto)

Manteria percentual

Já Kaio Henrique é cria do Corinthians e está atualmente no Porto B, que joga a segunda divisão de Portugal. Além das moedas de troca, o Vasco ainda manteria um percentual dos direitos econômicos de Léo Jardim visando uma venda futura.

Léo Jardim tem passagem pelo futebol português, onde defendeu o Rio Ave (2018-2019) e o Boavista (2020-2021), e chegou ao Vasco em 2023, após o clube pagar 2,5 milhões de euros (R$ 13,5 milhões na época) ao Lille, da França.