Promessa do Flamengo que voa baixo rumo aos EUA
O atacante Pedro Leão, de apenas 19 anos, está preparando as malas para o futebol norte-americano. Um dos principais nomes da base do Flamengo nesta temporada, o jovem encaminhou acordo para defender o Orlando City por dois anos.
A transferência deve acontecer sem custos para os norte-americanos, mas o Rubro-Negro ficará com 50% dos direitos econômicos, de olho em um ganho futuro com possíveis negociações.
Artilheiro, decisivo e sempre presente nos momentos grandes, Pedro se destacou com 20 gols em 41 partidas pelo sub-20 em 2024. Foi peça importante na campanha do bicampeonato intercontinental, diante do Barcelona, no Maracanã. Na decisão, iniciou entre os titulares e cumpriu bem o seu papel antes de ser substituído no segundo tempo de um jogo que terminou 2 a 2 e coroou o Mengão nos pênaltis.
Números que pedem passagem
No Brasileirão Sub-20, o atacante foi o goleador do Fla com nove gols. O time chegou até as quartas de final e foi eliminado nos pênaltis pelo Cruzeiro. Na partida decisiva, Pedro marcou durante os 90 minutos e converteu sua cobrança na disputa.
Nem só do Nacional viveu o faro de gol do jovem. Na Copa Rio Sub-20, ele teve atuação de luxo: sete bolas na rede em apenas dois jogos. Foram quatro gols e uma assistência no 7 a 1 contra o Sampaio Corrêa e mais três tentos na vitória por 5 a 1 sobre a Portuguesa. Mesmo ficando fora da decisão, terminou o torneio como artilheiro.
A ideia do Orlando City é iniciar Pedro Leão no time B, para adaptação ao futebol dos EUA, estilo de jogo e rotina. O plano do clube norte-americano é lapidar aos poucos quem no Brasil já mostrou que está pronto para voar mais alto. Do lado rubro-negro, a permanência de parte dos direitos econômicos demonstra que o Flamengo acredita que ainda pode faturar com o crescimento do atleta.
Opinião da redação do Antenados no Futebol
Pedro Leão merece a oportunidade de buscar espaço fora do país. O Flamengo tem muitos talentos na base e nem sempre há minutos suficientes para todos chegarem ao profissional rapidamente. A negociação sem custos pode ser questionada pela torcida, mas segurar metade dos direitos pode ser um bom negócio se o atacante confirmar seu potencial na MLS. O caminho é desafiador, mas os números do garoto mostram que ele tem qualidade para sonhar alto.
