O Atlético-MG enfrenta um cenário de restrições no mercado da bola em meio a um endividamento bilionário que limita movimentos mais agressivos. Esse contexto foi comentado pelo técnico Jorge Sampaoli, que apontou as dificuldades do clube para contratar reforços e utilizou a chegada de Gerson ao Cruzeiro como referência ao falar sobre investimentos de alto nível.
Até agora, o Galo confirmou a contratação do lateral-esquerdo Renan Lodi e está próximo de anunciar os acertos com o lateral-direito Ángelo Preciado, os meio-campistas Maycon e Vitor Hugo, além do atacante Alan Minda. Internamente, a diretoria trabalha com a necessidade de ainda reforçar o elenco com um primeiro volante e um centroavante.
Após o empate por 1 a 1 diante do Betim, na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro, Sampaoli admitiu que cobra rapidez nas negociações, mas reconheceu que os altos valores praticados no mercado dificultam a conclusão de contratações mais ambiciosas.
Cobrança por agilidade e compreensão do cenário atual
O treinador destacou o diálogo constante com a cúpula alvinegra e explicou que a busca por jogadores de nível elevado esbarra diretamente no custo financeiro envolvido. “Sim (seria ideal ter o elenco completo na estreia do Brasileiro)! Estou o dia inteiro falando com o diretor esportivo (Paulo Bracks), inclusive com os donos do clube. Nós temos que tentar que esses jogadores sejam de muito nível e que cheguem o mais rápido possível. Isso também tem a ver com um custo de dinheiro alto, pelas posições”, afirmou.
Ao aprofundar o tema, Sampaoli explicou que o Atlético precisa avaliar até onde pode ir em termos de investimento, citando diretamente o movimento feito pelo Cruzeiro no mercado ao contratar Gerson. “Quando se quer ou supõe-se que vai ter um jogador top, obviamente que um jogador top… Bom, Gerson chegou ao Cruzeiro por um valor que realmente merece, mas é um jogador top. É essa situação que o clube deve determinar: até onde vai, de acordo com o tipo de investimento que vai fazer”, disse o técnico.
Busca por “jogadores solução”
Para Sampaoli, a margem de erro é pequena, e as contratações precisam resolver demandas imediatas do elenco. “Tem que chegar jogadores que sejam solução, para que esse processo de transição não tenha tantos buracos. Senão, vamos ter que começar a flutuar. No futebol brasileiro, quando se flutua, quase se tem destinado o futuro também (risos)”, completou.
O exemplo citado pelo treinador envolve a contratação de Gerson pelo Cruzeiro, anunciada no último sábado, com investimento de cerca de 27 milhões de euros, a maior compra já feita por um clube brasileiro. Multicampeão pelo Flamengo, o meio-campista passa a defender o principal rival do Atlético.
Enquanto ajusta o elenco, o Galo volta a campo na quarta-feira (14), às 19h30, contra o North, em Montes Claros, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O Atlético ocupa a segunda posição do Grupo A, com um ponto, mesma pontuação de Uberlândia e URT, enquanto o Democrata-GV lidera a chave com três pontos.
