Venezuelano é alvo
O Botafogo segue ativo no mercado da bola em busca de reforços para a temporada de 2026, e um dos nomes que surgiram recentemente no radar do clube é o do atacante Gleiker Mendoza, destaque do Kryvbas, da Ucrânia.
O diretor-geral do Kryvbas, Volodymyr Bayenko, confirmou que o clube irá exercer a opção de compra definitiva de Mendoza, que atualmente pertence ao Angostura, da Venezuela, por 550 mil dólares (cerca de R$ 3,5 milhões). O dirigente também foi questionado sobre o suposto interesse do Botafogo, mas preferiu despistar sobre o assunto.
“Não ouvimos nada sobre Mendoza desde outubro. Temos acompanhado as reações das pessoas, pois muito já foi dito sobre nós, mas nenhum dos seus colegas nos contatou para comentar, alimentando diversos rumores. Posso confirmar que Mendoza se tornará jogador efetivo do Kryvbas a partir de 1º de janeiro”, disse.
“O acordo com o Angostura estipulava que deveríamos exercer a opção de compra até 25 de dezembro, o que automaticamente o torna jogador do Kryvbas. Mais informações em breve [sobre o interesse do Botafogo]”, completou o dirigente.
Acordo ainda pode acontecer
Mesmo com a compra em definitivo, o negócio não impede uma eventual transferência. O Kryvbas fixou a multa rescisória em 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 19,3 milhões), valor considerado acessível para clubes brasileiros. Ainda assim, o Botafogo não decidiu se fará uma proposta oficial, mantendo apenas o monitoramento da situação do atleta.
Gleiker Mendoza, de 24 anos, é atacante e já defendeu a seleção venezuelana. Pelo Kryvbas, o jogador acumula 22 partidas, somando 1.486 minutos em campo, com seis gols marcados e nove assistências fornecidas.
Opinião do Antenados no Futebol
A possível contratação de Gleiker Mendoza seria uma aposta interessante para o Botafogo. O jogador tem idade promissora e bons números no futebol ucraniano, mas ainda é uma incógnita em relação ao rendimento no cenário brasileiro. Seria um reforço que exigiria tempo de adaptação, porém com potencial de retorno técnico e financeiro ao clube carioca.
