Mudança de perfil de contratações

O Botafogo está no mercado da bola em busca de fazer algumas mudanças em seu elenco para a temporada de 2026. A diretoria decidiu mudar o perfil de contratações e, com isso, não deve apostar em reforços de peso, mas sim em jogadores mais jovens e promissores.

Em resumo, John Textor vai seguir apostando em jovens destaques do futebol sul-americano. Na temporada passada, por exemplo, o Glorioso fechou com Montoro e Jordan Barrera, que impressionaram pela qualidade técnica.

Botafogo acerta contratação de atacante colombiano

De acordo com o jornalista José Hugo Illera, o Botafogo acertou a contratação de Joel Canchimbo, do Junior Barranquilla, por 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,6 milhões na cotação atual).

O ponta-direita, de 20 anos, é visto como uma grande promessa do futebol colombiano, assim como Jordan Barrera. Inclusive, os jogadores atuaram juntos no Junior Barranquilla e também na Copa do Mundo sub-20, em 2025.

Em resumo, apesar de poucos jogos, Jordan Barrera mostrou qualidade no Botafogo e animou para o futuro, algo que chamou a atenção da diretoria e foi importante para a decisão de apostar em outra promessa do futebol colombiano.

Foto: Divulgação/Júnior Barranquilla – Joel Canchimbo durante treinamento do Júnior Barranquilla.

Contudo, Canchimbo ainda não é considerado um jogador pronto. Até por isso, não era titular absoluto do Junior Barranquilla. Em 2025, por exemplo, disputou 14 jogos, marcou três gols e deu uma assistência.

Opinião do Antenados no Futebol

Pouco se conhece sobre Canchimbo no futebol brasileiro, mas a contratação parece ter sido uma boa aposta do Botafogo, devido à quantia investida e ao histórico de passagens por seleções de base. Afinal, caso tenha um bom desempenho, o Fogão deve revender o atacante por uma quantia bem maior do que a investida.