Revelado no Atlético-MG

O atacante Savinho surgiu nas categorias de base do Atlético-MG e rapidamente ganhou destaque. Em 2020, o canhoto fez sua estreia no time profissional e participou da equipe nas campanhas vitoriosas do Galo no Brasileirão e na Copa do Brasil de 2021.

No começo de 2022, o Atlético-MG confirmou a venda de Savinho ao Grupo City, por 6,5 milhões de euros. Inicialmente, o jogador vestiu a camisa do Troyes, da França, mas rapidamente se transferiu para o PSV Eindhoven, da Holanda. Com uma passagem de destaque pelo Girona, da Espanha, enfim foi jogar no Manchester City em 2024.

Tottenham encaminha contratação de Savinho

Na última temporada, Savinho obteve destaque na Premier League vestindo a camisa do Manchester City. O ex-jogador do Atlético-MG marcou três gols e distribuiu 11 assistências em 48 jogos na temporada, 36 como titular da equipe de Pep Guardiola.

Agora, o Tottenham busca contratar o brasileiro e, após uma negociação complicada com o Manchester City, topou pagar 80 milhões de euros (R$ 510 milhões na cotação atual) pela contratação de Savinho. 

Savinho jogador do Atletico-MG durante partida contra o Fortaleza no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2022. Foto: Fernando Moreno/AGIF

A fatia do Atlético-MG

Confirmada a contratação de Savinho pelo Tottenham por quase meio bilhão de reais, o Atlético-MG fica de olho e se prepara para receber uma fatia do valor da transferência do cria.

Em 2022, o Atlético-MG vendeu 87,5% dos direitos econômicos do atleta, cujo os 100% agora pertencem ao Manchester City. Contudo, o Galo tem direito a receber 1,7% do montante, graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa.

Ou seja, o Atlético-MG deve lucrar R$ 8,6 milhões com a transferência da Savinho na Premier League. Pelo Galo, o canhoto disputou 35 jogos e marcou dois gols.