Renato Paiva no Fortaleza
O Fortaleza está em busca de um substituto para Juan Pablo Vojvoda e parece já ter encontrado. Segundo o ge, o Tricolor já acertou a contratação de Renato Paiva, ex-técnico do Botafogo. No entanto, os detalhes do acordo ainda não foram anunciados.
Em junho, após o fim da participação do Alvinegro Carioca no Mundial de Clubes, o português foi demitido. Segundo John Textor, CEO da SAF do time, a decisão foi pela postura contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O americano queria a equipe mais ofensiva em campo.
Paiva não era o plano A do Leão do Pici. A diretoria queria a contratação de Ramón Díaz, ex-Vasco e Corinthians. Só que o técnico deve assumir o Olimpia, clube do Paraguai. Luís Zubeldía, ex-São Paulo, também foi ligado ao Laion. No momento, quem está no comando é o interino Léo Porto, do sub-20.
Carreira de Renato Paiva
Renato Paiva começou a sua carreira como técnico nas categorias de base do Benfica, entre 2004 e 2019. Assumiu o time B do clube português em 2019, ficando até 2020. Durante o período nas Águias, chegou a comandar a equipe principal de forma temporária.
Em 2021, saiu de Portugal e foi para o Equador, sendo campeão nacional, o primeiro do time. Na sequência, passou pelo León, do México, Bahia e voltou para o Campeonato Mexicano, comandando o Toluca. No Botafogo, ficou pouco tempo, menos de cinco meses.
Conquistas de Renato Paiva
Até o momento, Renato Paiva tem poucas conquistas na carreira. São apenas dois títulos no período em que atua como técnico. Em 2021, foi campeão equatoriano com o Independiente del Valle. A conquista também lhe rendeu o prêmio de melhor treinador do nacional.
Com o Bahia, em 2023, foi campeão baiano, seu último título na carreira. No Mundial de Clubes, foi muito elogiado pelo excelente jogo do Botafogo contra o PSG. Jogando de forma defensiva, anulou as principais peças do ótimo ataque francês. No entanto, foi demitido pouco depois.
