Alvo do Flamengo

O atacante Marcos Leonardo é um desejo antigo do Flamengo no mercado da bola. Revelado pelo Santos, o jogador vem se destacando com a camisa do Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas o seu futuro no clube passou a ser incerto após uma decisão recente da Federação Saudita de Futebol.

O Al Hilal trabalhava internamente para que Marcos Leonardo fosse inscrito como atleta sub-21, o que ajudaria a aliviar a pressão sobre o limite de estrangeiros no elenco principal. No entanto, a federação decidiu que a mudança no regulamento só entrará em vigor a partir da temporada 2026/27, frustrando os planos do clube saudita.

Com a manutenção da regra atual, o Al Hilal terá que tomar uma decisão importante ainda nesta janela de transferências. Na prática, o clube poderá inscrever apenas dois jogadores na Liga Saudita entre Marcos Leonardo, Darwin Núñez e João Cancelo.

Diante desse cenário, a tendência é que o clube saudita avalie a negociação do atacante brasileiro para evitar novos problemas de inscrição. O Al-Hilal já enfrentou situações semelhantes recentemente, com jogadores importantes ficando fora da liga nacional.

Ficou perto do São Paulo

Marcos Leonardo, inclusive, já esteve envolvido em negociações no meio do ano, quando chegou a conversar sobre um possível empréstimo ao São Paulo, mas o acordo não avançou e o atleta permaneceu na Arábia Saudita.

RIYADH, SAUDI ARABIA – OCTOBER 21: Marcos Leonardo of team Al-Hilal FC during lineup prior to the AFC Champions League Elite between Al Hilal and Al Sadd at Kingdom Arena on October 21, 2025 in Riyadh, Saudi Arabia. (Photo by Abdullah Ahmed/Getty Images)

Caso o Al-Hilal opte por negociar o atacante, o Flamengo surge como um dos interessados, embora clubes do futebol europeu também monitorem de perto a situação do jogador. Até o momento, não há uma definição oficial por parte do clube saudita sobre o futuro do atleta.

Opinião do Antenados no Futebol

A contratação de Marcos Leonardo seria muito positiva para o Flamengo. O atacante é móvel, tem bom poder de finalização e se encaixa no perfil que o clube busca para disputar posição com Pedro no setor ofensivo. No entanto, o desejo do jogador de atuar no futebol europeu e o alto salário pago pelo Al-Hilal podem se tornar entraves importantes para uma eventual negociação.