Histórico

O Internacional terá um jogador homenageado na data Fifa. Trata-se de Enner Valencia, atacante, da seleção do Equador, que chegará aos 100 jogos representando a nação, em amistosos, Eliminatórias da América do Sul e da Copa do Mundo. Aliás, sem contusão, estará em 2026.

Lembrando que, após o Mundial no Catar, o camisa 13 chegou ao colorado em junho de 2023. Além disso, o atleta marcou o primeiro gol no torneio de seleções, um ano antes, de pênalti, no minuto 16 do primeiro tempo, contra os anfitriões.

Dessa forma, Enner Valencia, que estreou com a camisa do Equador, em 2012, fará o centésimo jogo, diante da Argentina, em casa e receberá placas da federação equatoriana. Embora tenha avisado que será a despedida dele da seleção, em solo equatoriano, a Copa do Mundo está nos planos.

HOUSTON, TEXAS – JULY 04: Enner Valencia of Ecuador reacts after missing a penalty during the CONMEBOL Copa America 2024 quarter-final match between Argentina and Ecuador at NRG Stadium on July 04, 2024 in Houston, Texas. (Photo by Omar Vega/Getty Images)

Fase amarga

Atualmente, o atacante não marca um gol há mais de cinco meses. Isso porque a última vítima do jogador acabou sendo o Cruzeiro, no dia 6 de abril, pelo Campeonato Brasileiro e o Internacional superou os mineiros por 3 a 0, no Beira-Rio.

Sem contar que, no colorado, pela fase amarga que passa, o capitão da seleção virou reserva de luxo do técnico Roger Machado. Além de que, tenha virado 3ª opção entre os centroavantes, atrás de Borré e do novo titular, o jovem Ricardo Mathias.

Por outro lado, é visto no Equador, como um dos ícones desta geração. Depois de Tenório, Aguinaga e Antonio Valencia, ex-Manchester United, o camisa 13 era a referência. Ao mesmo tempo, fez 46 gols – virou o maior artilheiro da seleção de todos os tempos. Sendo que, seis em copas (2014 e 2022 – ambos com três cada um).

Pós data Fifa

A equipe colorada está treinando durante a data Fifa e conta com o retorno de Enner Valencia, para o duelo diante do Palmeiras, no Allianz Parque. Contudo, não como titular, mas aposta que ânimo esteja renovado após ser ‘abraçado’ no Equador.

Por fim, o jogador tem vínculo com o Inter até junho de 2026 e poderá assinar um pré-contrato a partir de janeiro. Com isso, a direção busca alternativas para não perder o atacante de forma gratuita durante o Mundial.