O zagueiro colombiano Jhohan Romaña, um dos principais nomes do San Lorenzo, pode deixar o clube argentino ainda neste ano. A iminente saída é motivada pela crise financeira e administrativa que atinge a equipe, marcada por dívidas acumuladas e uma punição imposta pela FIFA que resultou em um transfer ban, impedindo novas contratações. O jogador quase reforçou o Grêmio há alguns meses.
Tricolor de olho
Romaña afirma que o clube possui um débito de $200 mil dólares (aproximadamente R$ 1 milhão) em salários atrasados e premiações. O estafe do jogador indica que ele poderá buscar a rescisão unilateral do contrato, que é válido até dezembro de 2026, caso o montante não seja quitado. A informação, divulgada pelo jornalista Leandro Alves da ESPN.
A situação atual dos argentinos cria uma brecha para a liberação do atleta sem custos de transferência. A tendência é que o caso tenha um desfecho rápido se a diretoria argentina não apresentar uma solução para a dívida.
No início desta temporada, o Grêmio chegou a formalizar uma oferta de $4,5 milhões de dólares (R$ 23,7 milhões) pela contratação de Romaña, antes de fechar com Wagner Leonardo. O San Lorenzo, na ocasião, recusou a investida, acreditando em um lucro maior futuramente. No entanto, o agravamento da crise financeira transformou a situação em uma ameaça real de perder o zagueiro gratuitamente.
Atualmente, não há negociações em curso entre o Imortal e o jogador. Contudo, a avaliação nos bastidores é que, se Romaña conseguir a liberação, ele será procurado por diversos clubes da América do Sul para a temporada de 2026, sendo mantido em evidência pelo bom nível técnico apresentado no futebol argentino.
Aos 27 anos, Romaña possui passagens por equipes como Independiente Medellín (Colômbia), Guaraní (Paraguai), Austin FC (Estados Unidos) e Olímpia (Paraguai). Suas características de versatilidade, imposição física e leitura defensiva atraem a atenção de clubes que buscam reforçar o setor.
Alvo de rival da Série A
Com o cenário de instabilidade no San Lorenzo e a possibilidade de rescisão contratual, Romaña surge como um nome que pode movimentar o mercado sul-americano. No Brasil, o Botafogo é um dos clubes interessados e pode formalizar uma proposta ao estafe do atleta em breve.
