Vinicius Jr, jogador da Seleção Brasileira e do Real Madrid, denunciou racismo em jogo da Champions League. O jogador relatou o caso ao árbitro François Letexier, que aconteceu depois de marcar o gol da vitória, e o protocolo antirracismo. Após o duelo, nas suas redes sociais, o atacante se manifestou:
“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família.”
“Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário.”
Vinicius Jr foi apoiado por Mbappé
Também depois do jogo, Mbappé falou sobre o que aconteceu na partida. O francês relatou os acontecimentos e afirmou que Vinicius Jr foi ofendido por Gianluca Prestianni. No entanto, as falas do atleta do Benfica foram faladas com a boca coberta pela camisa.
“Aconteceram muitas coisas (em campo), é preciso falar com calma porque as pessoas precisam entender bem o que aconteceu. Vini fez um gol, começou a dançar, e as pessoas ficaram bravas. Isso é normal no futebol, acontece e vai voltar a acontecer. Depois teve um pouquinho de tensão da equipe do Benfica com o Real Madrid, e isso pode acontecer, é Champions.”
“Depois o número 25 (Prestianni), não quero falar o nome dele porque ele não merece, começou a dizer palavras inaceitáveis. E depois meteu sua cara dentro da camisa para que as câmeras não captassem o que ele dizia e disse cinco vezes que Vini é um macaco. Eu, Vini e muitos jogadores do Real Madrid perdemos o controle.”
Opinião do Antenados no Futebol
Vinicius Jr tem sido, de forma constante, alvo de ataques racistas, principalmente ao jogar pelo Real Madrid. O atacante e titular da Seleção Brasileira fez o que já está acostumado a fazer: denunciar. Mas é necessário que os jogadores que fazem esses tipos de ataques comecem a ser punidos. Até o momento, poucos casos geraram punições, o que dificulta também a diminuição dessas situações.
