Libertadores Feminina vai definir
Recentemente, a FIFA anunciou oficialmente a criação da Copa do Mundo de Clubes Feminina e também o primeiro Intercontinental de Clubes Feminino da história da entidade. O torneio deve ser realizado já em 2026 e conta com clubes classificados.
Na América do Sul, ainda não existe um representante definido, porém, três clubes do Brasil tem a chance de garantir uma vaga para a competição inédita. Se tratam de Corinthians, Ferroviária e São Paulo, que estão garantidos na atual edição da Libertadores Feminina.
A competição sul-americana acontece no fim de 2025, e tem o Corinthians como atual bi-campeão, em 2023 e 2024. Nos últimos anos e em todo o histórico da competição, existe um domínio das equipes brasileiras, que venceram a maioria das edições do torneio que é disputado desde 2009.
No Mundial Feminino, já estão confirmados 4 equipes, restando apenas mais duas vagas. o campeão da Women’s Champions League de 24/25, Arsenal, é uma das equipes confirmadas.
Quem mais vai jogar o Mundial?
Serão 6 equipes no total, com os já classificados Arsenal (UEFA), Gotham FC (CONCACAF), Auckland United (OFC) e Wuhan Jianghan (AFC). Ainda restam as vagas das equipes da CAF e também da CONMEBOL.
A Libertadores Feminina terá sua data de inicio no dia 2 de outubro, e é jogada como uma competição de tiro curto, com a final sendo realizada no dia 18 de outubro. O país sede desse ano será a Argentina.
Brasileiros na Libertadores Feminina
Na atual edição da Libertadores Feminina, três brasileiros serão os representantes do país. O Corinthians se classificou vencendo a edição passada da competição, o São Paulo foi o vice-campeão do Brasileirão Feminino em 2024, e a Ferroviária ficou com o terceiro lugar e também se classificou via Brasileirão.
