Lesão de De La Cruz
O Flamengo informou que De La Cruz sofreu uma entorse no joelho esquerdo durante o clássico contra o Botafogo, realizado neste domingo (11), no Maracanã. O meio-campista uruguaio foi substituído aos 17 minutos do segundo tempo e será submetido a uma ressonância magnética nesta segunda-feira (12) para avaliar a gravidade da lesão. O exame será decisivo para saber se ele poderá enfrentar o Palmeiras no próximo domingo (18), no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Brasileirão.
A saída de De La Cruz acendeu o alerta no Flamengo, que já lida com baixas importantes no meio de campo. Gerson está suspenso, enquanto Erick Pulgar e Allan seguem no departamento médico. Mesmo com os desfalques, o Rubro-Negro conseguiu segurar o empate sem gols e manteve-se na vice-liderança da tabela com 23 pontos, quatro a menos que o Palmeiras.
De La Cruz vai seguir como volante?
Após o jogo, o técnico Filipe Luís explicou por que optou por escalar De La Cruz como volante, apesar das sugestões de que o uruguaio poderia ser mais ofensivo. “Se eu coloco o Nico de meia hoje, eu jogo sem volante porque só tenho ele e Everrton. Gerson tava suspenso, e Erick e Allan estavam machucados. Não tínhamos volantes. Aonde o jogador gosta de jogar? Aonde se sente mais cômodo? Perguntei para ele. Volante, jogando de frente, construindo.”
Filipe defendeu a permanência do camisa 18 em sua posição habitual e ressaltou sua importância na construção de jogadas. “A melhor versão do Nico é de volante, ele faz o time de jogar de volante. Ele nos dá tanta criação e saída de pressão por vantagem qualitativa, para que eu vou improvisar? Para que vou tirar do melhor lugar? É como se eu fosse tirar um zagueiro, por exemplo o Léo Ortiz, que é um dos melhores zagueiros do Brasil, e colocá-lo de volante ou de lateral.”
O treinador ainda ponderou os riscos de alterar a estrutura tática do time apenas por necessidade pontual. “Eu estaria tirando o que a nossa equipe tem de melhor, que é a fase de estabilidade dos zagueiros, laterais e dos dois volantes, para fazer uma coisa que não eu não teria certeza se daria certo. Pontualmente se precisar, com certeza ele vai fazer e vai ter qualidade para fazer. Não o vejo como o último passe, que é o que Arrascaeta tem e que jogadores que jogam nessa posição costumam ter. Mas que ele pode fazer? Não tenho nenhuma dúvida.”
Qual a situação nos bastidores do Flamengo?
A lesão de De La Cruz se soma a uma série de desafios para Filipe Luís no setor de meio de campo, que tem sido um dos pilares do time. Ainda assim, o técnico deixou claro que só abrirá mão da configuração atual se for estritamente necessário. Sua prioridade é manter a consistência defensiva e a organização tática, mesmo diante de adversidades físicas no elenco.
O Flamengo volta a treinar nesta semana com foco total no duelo contra o líder Palmeiras, confronto direto que pode definir os rumos da disputa pelo título nas próximas rodadas. A presença ou não de De La Cruz dependerá do resultado dos exames, mas, segundo o treinador, sua função dentro de campo, quando estiver disponível, continuará sendo como volante construtor.
