Potes para o sorteio do Mundial são definidos pela Fifa

Nesta terça-feira (25), a Fifa tornou pública a divisão dos 4 potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026. O Brasil teve a sua presença confirmada no pote 1, sendo um dos cabeças de chave dos 12 grupos que serão sorteados para o Mundial, que será realizado em um novo formato.

Com os potes definidos, a Seleção Brasileira já sabe que não corre riscos de enfrentar adversários do primeiro escalão do futebol mundial na fase de grupos. No entanto, alerta para as dificuldades de grandes adversários que podem pintar como uma pedra no sapato de Carlo Ancelotti.

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.

UEFA já definiu confrontos da repescagem europeia

Ainda com seleções a serem definidas, a UEFA definiu os confrontos que serão realizados na repescagem europeia. Onde gigantes como a Itália buscam confirmar uma vaga, para não ficar de fora da segunda Copa do Mundo consecutiva.

A Copa do Mundo de 2026 será realizada em um novo formato, o que deu a oportunidade de os estreantes se classificarem. Além das eliminatórias da Europa, ainda teremos duas vagas que serão decididas em repescagens intercontinentais.

Elenco do Brasil em partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

Opinião do Antenados no Futebol sobre as possibilidades para o Brasil

Claramente, podemos pegar algumas seleções complicadas na fase de grupos da Copa do Mundo. O que pode causar uma grande preocupação, visto que as últimas atuações da Amarelinha não foram convincentes, perdendo para adversários dos potes 2 e 3.