O lateral-esquerdo Piquerez, o zagueiro Gustavo Gómez e o auxiliar técnico João Martins do Palmeiras serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro de 2025, às 11h30 (de Brasília).

As denúncias referem-se aos incidentes ocorridos após a derrota do clube para o Flamengo por 3 a 2, em 19 de outubro, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Ao final do confronto, Piquerez e o auxiliar João Martins foram expulsos devido a reclamações e críticas direcionadas à arbitragem de Wilton Pereira Sampaio.

Após a partida, Gustavo Gómez fez críticas públicas à atuação do árbitro, utilizando o termo “soberbo” para se referir ao profissional. O zagueiro paraguaio declarou:

“Fico triste porque acho que Sampaio é um bom árbitro, mas é um dos mais soberbos do futebol mundial. Estou há quase oito anos aqui. Ele tem alguma coisa contra o Palmeiras, com o sucesso do Palmeiras. Fico triste com isso. Ele fechou o microfone para falar besteira para mim.”, disse.

Enquadramento Legal

Os três membros do Palmeiras foram denunciados com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Gómez e Martins foram enquadrados no Artigo 258, que trata de conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada em outras regras, cuja pena prevista é de suspensão de uma a seis partidas.

Gustavo Gomez jogador do Palmeiras durante partida contra o Flamengo – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Piquerez, por sua vez, foi denunciado no Artigo 243-F, por ofender a honra de alguém em fato relacionado ao desporto, com penalidade que inclui multa (de R$ 100,00 a R$ 100.000,00) e suspensão de uma a seis partidas.

Foco na próxima rodada

 Agora, Abel Ferreira prepara o Palmeiras para enfrentar o Vitória na quarta-feira (19), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, às 19h30, pela 34ª rodada. O Verdão está na segunda colocação com 68 pontos conquistados, enquanto o Flamengo é líder com 71.