JP Chermont será o reforço do time Sub-20 do Santos para o jogo de volta da final do Campeonato Paulista da categoria, que acontece neste domingo (16), às 15h, contra o São Paulo, em Mogi das Cruzes. O jogador, que vinha treinando com o elenco profissional, foi cedido à base para a decisão, tendo atuado com frequência na categoria desde as oitavas de final do estadual. Informação do Diário do Peixe.

Decisão de Vojvoda

A comissão técnica do time principal optou por liberar Chermont, mesmo com a importância do clássico contra o Verdão, que o time profissional disputará neste sábado (15). A decisão foi facilitada pelo retorno do lateral Mayke após suspensão, o que garantiu uma opção para a posição. A presença de Chermont no Sub-20 na final seria inviável caso ele fosse relacionado para o clássico e atuasse, devido à regra de 48 horas de recuperação.

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Santos durante partida contra o Fortaleza – Foto: Mauricio De Souza/AGIF

Apesar de treinar com a equipe principal, Chermont vinha tendo pouco espaço sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, que tem utilizado Mayke e Igor Vinicius. João Pedro, por sua vez, foi relacionado para o jogo contra o Flamengo, mas permaneceu no banco de reservas.

Desde que foi integrado à base, Chermont demonstrou comprometimento e se tornou titular em todos os jogos da equipe do técnico Vinicius Marques, incluindo confrontos contra Corinthians e Palmeiras. O jogador aceitou a situação como uma oportunidade de recuperar o ritmo e mostrar seu futebol para voltar a ganhar chances no profissional.

Ganhando ritmo

O lateral estava sem atuar em partidas oficiais desde a derrota para o Grêmio, em maio, pelo Brasileirão, totalizando quase cinco meses de inatividade. Nesta temporada, Chermont soma uma assistência em nove jogos pelo Paulistão e cinco partidas pela Série A.

A postura do jovem agradou o Departamento de Futebol, que avalia a passagem pela base como um meio de recuperação do valor de mercado do ativo. O clube já viu casos semelhantes, como o do volante Ivonei, que conseguiu ter bom desempenho após retornar ao Sub-20. Chermont havia estreado no profissional em 2024 e não havia retornado à base até o início desta sequência no Paulista.