O Fortaleza confirmou a necessidade de cirurgia para o goleiro João Ricardo, após o agravamento de uma tendinite no ombro direito. O procedimento resultará em um prazo estimado de recuperação de seis meses, tirando o goleiro do restante da atual temporada e de parte do início de 2026.
Detalhes da lesão e desfalque
João Ricardo, peça fundamental e líder do elenco, vinha em tratamento da tendinite. O clube informou que a condição piorou após a partida contra o Sport, pela 25ª rodada. Exames recentes indicaram a “persistência da inflamação” na região e um “desgaste no tendão”, o que tornou a intervenção cirúrgica necessária.
O médico do Fortaleza, Roberto Oliveira, detalhou a situação: “João Ricardo vinha em tratamento por uma tendinite na região do ombro direito e, no último jogo contra o Sport, apresentou piora dos sintomas. Novos exames mostraram uma persistência da inflamação na região, assim como um desgaste no tendão, o que exige tratamento cirúrgico.”
Com a ausência, o camisa 1 desfalca o time na luta contra o rebaixamento e deve perder o início do calendário de 2026, que será antecipado. João Ricardo esteve presente na vitória contra o Sport, mas não foi relacionado para os três jogos seguintes (Palmeiras, São Paulo e Juventude).
Em julho, João Ricardo já havia se ausentado por mais de um mês devido a outra lesão. Na época, o goleiro reserva imediato, Brenno, também se machucou. Diante da escassez de opções, o Tricolor do Pici contratou Vinicius Silvestre e Helton Leite.
Com o desfalque confirmado do titular, o técnico Martín Palermo deve manter Brenno na meta. O goleiro se destacou na última rodada, realizando defesas importantes, inclusive um pênalti, na vitória sobre o Juventude, em Caxias do Sul.
Próximo jogo do Fortaleza
Após a vitória sobre o Juventude, o Fortaleza terá dias de folga e treinamento devido à Data Fifa. A equipe comandada pelo técnico Martín Palermo retorna a campo na próxima quarta-feira (15), às 21h30 no Castelão, para enfrentar o Vasco.
