‘Pacto’ entre clubes, jogadores e árbitros
O Brasileirão tem tido diversas polêmicas da arbitragem na atual temporada. Com vários clubes se sentindo prejudicados, há muitas reclamações nesse sentido. Tudo também aumentou nas últimas semanas, quando houve um movimento maior sobre o assunto.
Agora, segundo o Portal R7, a CBF tenta promover um grande encontro entre dirigentes, jogadores, árbitros e, até mesmo, representantes de TVs. A ideia é seguir o exemplo da Premier League, para haver uma unificação dos critérios aplicados pela arbitragem.
No entanto, com a temporada já perto do fim, esse ‘simpósio’ só aconteceria no fim do Campeonato Brasileiro 2026. Ou seja, caso realmente aconteça, os critérios definidos só serviriam a partir do próximo ano. Com diversos jogos para acontecer ainda em 2025, pelo Brasileirão e Copa do Brasil, ainda há chances de novas polêmicas.
CBF vê situação como ‘insustentável’
Ainda de acordo com o Portal R7, o presidente da CBF, Samir Xaud, teria contado para aliados que a situação está insustentável. A cada nova rodada, há mais reclamações por parte dos clubes, além da falta de critérios aplicada pela arbitragem nacional.
O fato de não haver profissionalização no Brasil também é um tema discutido. O entendimento geral é que, caso esse passo seja dado, a qualidade da arbitragem no país melhoraria muito.
Polêmicas da arbitragem no Brasileirão
A mais recente grande polêmica de arbitragem veio no jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, na rodada deste fim de semana do Brasileirão. Wanderson sofreu uma dura entrada de Gustavo Gómez, mas o defensor palmeirense não foi expulso. Apesar da maioria entender que houve erro, a CBF entende que o árbitro acertou.
No entanto, não foi o único caso das últimas semanas. O próprio Alviverde entende foi prejudicado recentemente, em partida com o Flamengo. Grêmio é um dos times que mais tem reclamado sobre erros contra a equipe. Contudo, as reclamações são gerais.
