Rogério Ceni exalta Fluminense

A trajetória do Fluminense na nova edição do Mundial de Clubes chamou a atenção de nomes consagrados do futebol brasileiro. Assim, após a eliminação nas semifinais para o Chelsea, o clube carioca foi alvo de elogios por parte de Rogério Ceni, atual técnico do Bahia. Renato Gaúcho, comandante da equipe tricolor, também destacou seu trabalho.

Durante entrevista coletiva concedida após a classificação do Bahia na Copa do Nordeste, Rogério Ceni destacou o desempenho do Fluminense contra um dos gigantes europeus. Nesse sentido, para o treinador, a atuação diante do Chelsea comprovou a competitividade da equipe brasileira. Isso porque mesmo sem a mesma estrutura financeira dos adversários, soube equilibrar forças em campo.

O Fluminense foi competitivo contra o Chelsea. Poderia, sim, ter vencido. Mostrou coragem, organização e personalidade. Isso enaltece o clube e o futebol brasileiro como um todo”, afirmou Ceni. Ele também citou brevemente outras equipes nacionais, embora tenha ressaltado o papel de protagonismo tricolor.

Renato Gaúcho valoriza trabalho no Mundial

Além disso, Renato Gaúcho, por sua vez, fez questão de valorizar o trabalho realizado no clube das Laranjeiras. Dessa forma, segundo o técnico, a presença do Fluminense entre os quatro melhores do torneio internacional reforça a evolução do projeto e a consistência do estilo de jogo, consolidado sob o comando de Renato Gaúcho.

“A campanha foi muito digna. Chegar a uma semifinal de Mundial contra um adversário da Premier League mostra a força do nosso futebol. O Fluminense teve postura, jogou com personalidade e representou bem o Brasil”, destacou Renato, que também aproveitou para defender o reconhecimento aos treinadores brasileiros, muitas vezes ofuscados por técnicos estrangeiros.

Renato Gaúcho durante entrevista coletiva no Mundial de Clubes de 2025.

Fluminense sai renovado após o Mundial

Ao final da participação no torneio, o Fluminense se despede de cabeça erguida. A campanha, embora encerrada antes da decisão, serviu para consolidar o clube no cenário internacional e evidenciar a competitividade do seu elenco frente às principais forças do futebol mundial.

Mais do que uma eliminação, o desempenho do Fluminense no Mundial simboliza um marco recente na história do clube: a consolidação de uma identidade de jogo reconhecível, competitiva e respeitada fora do país. A experiência internacional fortalece ainda mais o elenco e reafirma o papel do Tricolor como protagonista no cenário sul-americano, mirando novos objetivos com confiança e maturidade.