Botafogo e Vasco se enfrentaram nesta quarta-feira (5) pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro no Nilton Santos. O Fogão venceu o rival por 3 a 0, com gols de Alex Telles, Artur e David Ricardo.
Como foi o jogo
O técnico Davide Ancelotti escalou o Botafogo no esquema 4-4-2 para o clássico contra o Vasco, com Marlon Freitas e Danilo responsáveis pela marcação no meio-campo, Savarino e Santiago Rodríguez com liberdade na criação e a dupla Arthur Cabral e Joaquín Correa no ataque.
OCruzmaltino iniciou a partida pressionando a saída de bola e buscando o controle da posse. Diante dessa postura, o Fogão adotou uma estratégia de contra-ataques, explorando os espaços deixados pela defesa adversária. Marlon Freitas comandou as ações no meio, distribuindo passes para Correa, Vitinho e Santiago Rodríguez, que obrigaram o goleiro Léo Jardim a fazer boas intervenções.
Após os 30 minutos, o time de Fernando Diniz passou a manter mais a bola e a cadenciar o jogo, tentando criar oportunidades pelas laterais. Os cruzamentos, porém, não chegaram com precisão para Vegetti, e Rayan teve dificuldades em finalizar de média distância. O goleiro Léo Linck, do Botafogo, foi pouco exigido.
Nos minutos finais da etapa inicial, Cuesta cometeu falta em Joaquín Correa dentro da área. O árbitro marcou pênalti, e Alex Telles converteu, colocando o Botafogo em vantagem. Na segunda etapa, o Fogão iniciou pressionando o adversário, mas tirou o pé a partir dos 20 minutos, administrando o resultado. Porém aos 26, Artur ampliou após assistência de Savarino. Aos 31, David Ricardo fez o terceiro.
Nas redes sociais, parte da torcida alvinegra vinha criticando o desempenho de Savarino até o passe para o segundo gol: “O Savarino em 2025 não é nem a sombra do de 2024, mas se ele tem algo diferente, é o passe açucarado em alta velocidade, em contra ataque. Surreal!!“; “O Savarino sabe jogar bola, precisa só recuperar a confiança”, disseram torcedores no X.
O camisa 10 recebeu nota no SofaScore de 7,5 na partida. O meia-atacante finalizou uma vez em direção ao gol, foi flagrado duas vezes em impedimento e deu uma assistência. Além disso, registrou dois passes decisivos, acertou 22 de 23 passes tentados, teve 33 ações com a bola e perdeu a posse em cinco oportunidades.
Próximo jogo do Botafogo
O Botafogo volta a campo diante do Vitória, no próximo domingo (9), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, fora de casa, no Barradão, às 16h. O Rubro Negro Baiano segue brigando contra o rebaixamento.
