Renato Paiva pode receber punição

O Botafogo entrou em campo nesta quarta-feira (14), pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, contra o Estudiantes e venceu por 3 a 2, com gols de Rwan, Igor Jesus e Artur. À beira do gramado, o treinador Renato Paiva comemorou de forma inusitada. 

Neste caso, ele deu o dedo do meio em direção ao banco de reservas do alvinegro. Por mais que ele tenha explicado, o gesto pode acarretar uma punição, já que pode ser considerado obsceno.

Segundo O Globo, a situação pode ser considerada uma violação ao código de conduta da Conmebol: o parágrafo segundo do artigo 7º do Regulamento Geral de Competições (RGC). Com isso, a entidade teria embasamento suficiente para aplicar uma sanção ao treinador.

Explicação de Renato Paiva

Como foi algo inesperado e inusitado, na entrevista coletiva após a partida, Renato Paiva foi questionado sobre o gesto e ele explicou que foi devido a uma ‘cobrança’ da sua comissão técnica, que pedia para tirar Artur:

“Eu vou esclarecer um fato porque anda circulando na internet um gesto que eu fiz e estão dizendo que foi para a torcida ou para o treinador da Argentina. A história é a seguinte: uma discussão entre eu e a minha equipe técnica sobre tirar ou não o Artur. Eu disse: ‘Não vou tirar o Artur’. ‘Ah, mas o Artur está em risco, desgastado’”, começou Paiva.

RJ – RIO DE JANEIRO – 14/05/2025 – COPA LIBERTADORES 2025, BOTAFOGO X ESTUDIANTES – Renato Paiva Tecnico do Botafogo comemora vitoria apos a partida contra o Estudiantes no estadio Engenhao pelo campeonato Copa Libertadores 2025. Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

“‘Não vou tirar o Artur e pronto’. Quando o Artur fez o gol, eu fiz aquilo à boa maneira portuguesa para o meu colega de equipe técnica, que isso fique bem claro. Primeiro, eu não queria fazer isso nem para a minha torcida e nem para torcida nenhuma”, finalizou o treinador do Botafogo.

Agora, o Botafogo vira a chave para o Campeonato Brasileiro, já que no próximo domingo (18), encara o Flamengo, em clássico no Maracanã, às 18h30, pela 9ª rodada da Série A.