Paiva detonou

O Botafogo anunciou recentemente a contratação do técnico argentino Martín Anselmi, que estava livre no mercado após passagem pelo Porto, de Portugal. No entanto, a chegada do novo comandante alvinegro acabou sendo cercada por polêmica nas últimas horas, após declarações do ex-treinador do clube, Renato Paiva.

Em entrevista à DSports Ecuador, Renato Paiva, que comandou o Botafogo entre fevereiro e junho deste ano, fez duras críticas a Anselmi, relembrando episódios ocorridos durante sua passagem pelo Independiente del Valle, do Equador. Segundo Paiva, o argentino teria agido de forma antiética enquanto ele ainda era treinador do clube equatoriano.

Como pessoa, uma desilusão total. Não vale tudo para se estar no futebol. O Independiente Del Valle tinha um treinador, e ele era uma pessoa que tentou constantemente entrar no clube. O clube tinha treinador, e era eu. Era uma história que eu sabia que seria assim, que o próximo treinador seria ele, porque (Anselmi) fez de tudo”, iniciou.

“E (Anselmi se movimentou) em momentos muito feios, em especial quando perdíamos, para entrar neste clube. Tenho que deixar isso público porque foi feito às minhas costas, e é muito ruim. Acredito que há códigos de ética em todas as profissões”, disse o treinador português.

Passagem no Equador

Renato Paiva teve passagem marcante pelo Independiente del Valle, onde conquistou o Campeonato Equatoriano antes de deixar o clube, em 2022. Na sequência, Martín Anselmi assumiu o comando da equipe e também obteve destaque, conquistando a Copa Sul-Americana de 2022, sobre o São Paulo, a Recopa Sul-Americana de 2023, diante do Flamengo, além da Copa do Equador e da Supercopa do Equador.

QUITO, ECUADOR – AUGUST 31: Martín Anselmi coach of Independiente del Valle looks on prior a Copa CONMEBOL Sudamericana 2022 first-leg semifinal match between Independiente del Valle and Melgar at Rodrigo Paz Delgado Stadium on August 31, 2022 in Quito, Ecuador. (Photo by Franklin Jacome/Getty Images)

Já na Europa, Anselmi não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Pelo Porto, o treinador argentino permaneceu apenas cinco meses no cargo e acabou sendo desligado após uma sequência de resultados negativos e forte pressão da torcida.

Opinião do Antenados no Futebol

As críticas de Renato Paiva chamam atenção pelo tom duro, mas o histórico recente de Martín Anselmi no Independiente del Valle mostra resultados expressivos e conquistas relevantes. No Botafogo, o treinador argentino terá a oportunidade de iniciar um novo projeto desde o começo da temporada, o que pode ser determinante para avaliar seu real potencial no futebol brasileiro.