Botafogo e LDU se enfrentaram nesta quinta-feira (21), pelo jogo da volta das oitavas de final da Copa Libertadores, em Quito, no Equador. O Alvinegro Carioca perdeu por 2 a 0 e deu adeus a competição.
Como foi o jogo
O Botafogo entrou em campo com uma formação no 4-3-3 sob o comando de Davide Ancelotti, com Savarino atuando como falso 9, Artur pela direita e Matheus Martins pela esquerda. No meio-campo, Allan, Danilo e Marlon Freitas formaram o trio de volantes, atuando de forma mais recuada.
Apesar da proposta tática, o Glorioso enfrentou dificuldades nos minutos iniciais, sendo amplamente dominado pela LDU. Os equatorianos imprimiram um ritmo forte no ataque, enquanto a defesa alvinegra se mostrava desorganizada e cometia muitos erros de passe. A pressão surtiu efeito logo aos 6 minutos, quando Alzugaray encontrou Villamil na área para abrir o placar.
Depois dos 20 minutos, o Fogão conseguiu equilibrar as ações e ajustar sua marcação. Aos 24, a equipe brasileira criou sua melhor chance na etapa inicial: Danilo achou Savarino livre na área, mas o venezuelano finalizou para fora.
Sem espaço para infiltrar na área, o time do Equador passou a apostar em chutes de média e longa distância. Aos 45, Ramírez arriscou de fora da área e quase ampliou, mas a bola passou rente à trave esquerda de John.
Na segunda etapa, os equatorianos pressionaram os brasileiros e ampliaram o placar, de pênalti, com Alzugaray. O clube carioca tentava sair jogando, mas errada muitos passes e pecava na criação das jogadas. Aos 37 da segunda etapa, Richard Mina foi expulso após carrinho em Jeffinho, a partir desse momento, com um a mais, o Glorioso foi para cima, mas não marcou.
Próximo jogo do Botafogo
O Botafogo volta a campo diante do Juventude no próximo domingo (24), no Alfredo Jaconi, às 18h30, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fogão está na quinta colocação com 29 pontos.
