Treinador do Tricolor fala sobre a importância dos clássicos

O Fluminense entrou em campo na noite da última quarta-feira (20), no Maracanã. Onde venceu o clássico diante do Flamengo por 2 a 1. Após o término do confronto, Luis Zubeldía falou sobre a importância dos clássicos.

Não quero cair na situação de elogiar um clássico só por elogiar, porque para mim os clássicos, seja com 15 mil pessoas, 50 mil, 60 mil, representam muito para as equipes que dirijo. Por isso sou muito respeitoso. Eu sei que a dor é em dobro quando você não ganha, e a alegria é em dobro quando você vence.”, disse o treinador.

Além disso, ele também citou a importância dessas partidas para as pessoas que nasceram e cresceram vivendo este contexto. O seu grande exemplo foi o presidente Mário Bittencourt, que é torcedor do Tricolor das Laranjeiras desde a juventude.

Por exemplo, temos o Mário, que é o presidente. O Mário nasceu e cresceu em um bairro muito próximo daqui. Então, para esse tipo de gente que ele representa, como representa todos os torcedores, porque é o presidente… Enfim, este clube está cheio de pessoas que são Fluminense desde pequenas. E há outros que não, que foram criando esse vínculo, como o Germán Cano, que nasceu na Argentina, mas hoje já tem a pele tricolor. E agora que vencemos, estou muito feliz, porque vejo toda a nossa gente contente.”, disse Zubeldía.

Zubeldia também ressaltou o desempenho fora de casa

Apesar de ter um desempenho memorável jogando no Maracanã, o Fluminense tem tropeçado quando joga longe do seu torcedor. A sua última vitória jogando fora de casa foi no confronto diante do Vitória, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Algo que também foi comentado pelo treinador na sua coletiva.

Sinto que a maioria das equipes, quando jogam fora de casa, diminuem. É algo natural, o rendimento cai. Exceto dois ou três times que estão na parte de cima da tabela. Por isso eles se mantêm lá em cima. Geralmente, também têm elencos muito fortes. Uma série de coisas que não vêm ao caso agora. Mas, se Deus quiser, no ano que vem poderemos fazer partidas melhores como visitantes. Tomara, porque esse é o desafio do Fluminense. Mas não é simples.”, revelou.

Canobbio e Lucho Acosta jogadores do Fluminense comemoram a vitoria apos a partida contra o Flamengo no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol sobre a importância dos clássicos

Evidentemente, os clássicos carregam consigo uma grande importância para o contexto da cidade como um todo. Além disso, vencer esse tipo de confronto também pode trazer uma grande confiança para o elenco, que precisa disso para recuperar o bom momento jogando fora de casa.