O Flamengo tem feito movimentações importantes nesta janela de transferências. Quanto a reforços, o Rubro-Negro já confirmou a chegada do zagueiro Vitão, ex-Internacional, e agora mira a chegada de um nome de peso para o ataque.

Por outro lado, o clube também organiza algumas saídas. O Rubro-Negro acertou o empréstimo do lateral-esquerdo Matías Viña ao River Plate, da Argentina, até o final da temporada 2026.

A decisão chamou a atenção, visto que muitos torcedores esperavam que o uruguaio tivesse mais chances em 2026. Mas o técnico Filipe Luís deixou clara sua preferência por Ayrton Lucas, que deve ter mais oportunidades ao longo deste ano.

Viña desabafa sobre poucos minutos no Flamengo

Em entrevista à ESPN Argentina, Matías Viña revelou que trocar o Flamengo pelo River Plate não foi uma decisão difícil, visto que o uruguaio de 28 anos vinha tendo poucas chances na Gávea. Além disso, sofreu uma grave lesão em 2024 que o afastou dos gramados por bastante tempo.

Viña jogador do Flamengo durante partida contra o Palmeiras no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

“A decisão não foi difícil. Quando Enzo (Francescoli, dirigente do River) me fez a proposta, decidi vir para o River. Eu não estava tendo minutos no Flamengo: éramos três laterais (Alex Sandro e Ayrton Lucas) e eu estava voltando de uma lesão, retornei no meio do ano, em junho, e eles vinham de uma pré-temporada em janeiro, e eu estava com pouco ritmo, porque não tinha, com a questão dos minutos, porque era difícil conseguir jogar por sermos três”, explicou Viña.

“Eles me disseram claramente que queriam que eu estivesse aqui, que viesse competir por uma vaga. Obviamente, é a primeira vez que sinto isso, essa sensação. Em todos os outros times em que joguei, quando tive que sair do Nacional, foi mais pelo bem do Nacional que eu fui para o Brasil. O mesmo aconteceu no Palmeiras. Nem a Roma me chamou. Foi o primeiro time que me chamou com tanta vontade e, obviamente, não precisei pensar muito para tomar a decisão. Gostei do que conversamos e decidi vir para cá”, completou o lateral-esquerdo.

Opinião do Antenados no Futebol

Matías Viña nunca conseguiu repetir seu bom desempenho dos tempos de Palmeiras no Flamengo. A decisão de negociá-lo, no entanto, não agradou a todos e muitos flamenguistas gostariam de ver o uruguaio tendo mais chances com o Manto Sagrado. Por outro lado, o empréstimo pode ajudar o lateral a ganhar ritmo e, quem sabe, voltar ‘com tudo’ ao Fla na próxima temporada — ele tem contrato com o CRF até dezembro de 2028.