Nesta terça-feira (24), o TJD-MG confirmou a punição para os atletas envolvidos na briga generalizada entre os jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro, que aconteceu na final do Campeonato Mineiro, disputada no último dia 8 de março. A informação é da Rádio Itatiaia.

Ao todo, 23 jogadores foram punidos pelo TJD com uma suspensão válida por quatro partidas, todas válidas pelo Campeonato Mineiro. A decisão vai entrar em vigor para a edição de 2027 do Estadual.

A publicação ainda acrescenta que o TJD estipulou uma multa de R$ 400 mil para cada clube. Tanto Atlético quanto o Cruzeiro terão de desembolsar o valor para o Serviço Voluntário de Assistência Social do Estado de Minas Gerais.

Por fim, ambos os clubes terão de promover campanhas institucionais contra a violência no futebol. Um julgamento estava marcado para esta terça-feira (24) às 19h (horário de Brasília), mas Atlético-MG e Cruzeiro chegaram a um acordo junto à FMF.

Você concorda com a punição?

Você concorda com a punição?

Sim! Achei justa
Não, achei injusta
Tenho dúvidas

63 fãs já votaram

11 jogadores do Atlético-MG são punidos

Dos 23 atletas punidos, 11 são do lado atleticano. Inicialmente, 25 jogadores seriam julgados, mas o número foi para 23 visto que Lucas Silva, do Cruzeiro, e Victor Hugo, do Galo, não foram expulsos pelo árbitro e escaparam da punição. Veja a lista abaixo:

  • Everson
  • Gabriel Delfim
  • Preciado
  • Lyanco
  • Ruan Tressoldi
  • Junior Alonso
  • Renan Lodi
  • Alan Franco
  • Alan Minda
  • Cassierra
  • Hulk
Tumulto entre jogadores do Cruzeiro e jogadores do Atletico durante partida no estadio Mineirao pelo campeonato Mineiro 2026. Foto: Fernando Moreno/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol sobre a decisão do TJD

Acreditamos que a punição aplicada pelo TJD equilibra rigor e pragmatismo. O episódio gerou repercussão internacional e expôs uma série de questões relacionadas ao controle emocional (ou a falta dele) em partidas como um alto nível de tensão. Tanto é que boa parte dos atletas envolvidos na pancadaria se desculparam com suas torcidas e companheiros.