O Santos inicia sua trajetória na Copa Sul-Americana sem Neymar, que ficará fora da estreia contra o Deportivo Cuenca, no Equador. A ausência chama atenção por ampliar um dado relevante: o camisa 10 não atua em uma competição internacional pelo clube há 14 anos. As informações são do portal O Globo.
Jejum internacional marca retorno de Neymar
A última participação de Neymar em torneios continentais pelo Santos aconteceu em 2012, durante a disputa da Libertadores. Na ocasião, o time acabou eliminado pelo Corinthians na semifinal, após derrota por 1 a 0 na ida e empate por 1 a 1 na volta, com gol do próprio atacante.
Antes disso, o jogador também teve papel decisivo nas quartas de final contra o Vélez Sarsfield, quando o Santos avançou após reverter o placar e vencer nos pênaltis. Desde então, o astro não voltou a disputar competições sul-americanas pelo clube.
Existe a possibilidade de Neymar voltar a atuar fora do Brasil nas próximas rodadas da Sul-Americana, incluindo confrontos na Argentina e no Paraguai. Caso entre em campo, será seu primeiro jogo internacional pelo Santos desde o retorno ao clube.
Além disso, um eventual duelo no Paraguai marcaria o reencontro do atacante com o país após a campanha da Libertadores de 2011, quando foi campeão e protagonista, com gols decisivos, inclusive na final contra o Peñarol.
Preparação física é prioridade no Santos
Santos acerta em poupar Neymar na estreia da Sul-Americana?
Santos acerta em poupar Neymar na estreia da Sul-Americana?
4 fãs já votaram
A ausência na estreia está diretamente ligada ao planejamento físico traçado pela comissão técnica. Neymar passou por um procedimento no joelho durante a Data FIFA e segue em processo de recuperação para suportar a sequência de jogos até a Copa do Mundo. O objetivo do Santos é ter o jogador disponível para o maior número possível de partidas antes da convocação da Seleção Brasileira, prevista para maio.
“Nessa parada que fizemos, ele (Neymar) fez um procedimento no joelho, então não treinou, ficou quatro ou cinco dias na recuperação desse procedimento. Ele trabalhou parte da condição que tinha que atingir. Veio para o jogo contra o Remo, ficou fora e está fazendo um trabalho nesta semana, de força, velocidade e resistência. Vai energizar para tocar os 13 jogos seguidos que faltam até a parada. Então a gente pegou esse tempo, com comissão técnica e fisiologia, para encher o tanque e tocar até o meio do ano”, explicou o técnico Cuca.
Opinião: Planejamento a longo prazo x necessidade imediata
A ausência de Neymar na estreia da Sul-Americana expõe um dilema clássico entre performance imediata e planejamento de longo prazo. O Santos opta por preservar seu principal jogador visando uma sequência mais consistente, mas paga o preço de abrir a competição sem sua maior referência técnica. Em um calendário apertado e com metas ambiciosas, a gestão física do atleta será determinante não só para o clube, mas também para suas chances de retornar à Seleção. Resta saber: o controle de carga agora garantirá um Neymar decisivo depois ou custará pontos importantes no caminho?
