O que aconteceu?
O Santos iniciou um processo de transformação para virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e contratou a XP Investimentos para avaliar seu valor de mercado e estruturar o modelo de negócio.
O clube estima que seu “valuation” esteja em torno de R$ 1,2 bilhão, colocando-o como uma das SAFs mais valiosas do Brasil, segundo levantamentos preliminares da consultoria.
Quem pode comprar a SAF do Santos?
Mesmo com esse cenário, ainda não há propostas oficiais aprovadas pelo Conselho Deliberativo do clube. O Santos segue avançando em etapas estruturais antes de formalizar parceiros.
A diretoria entende que não basta correr atrás de investidores, mas sim focar em garantir que a venda aconteça com governança, sem comprometer o controle e garantindo que associados e torcedores sejam ouvidos.
Na prática, o plano do Santos prevê reduzir “travas estatutárias”, como a limitação de 49% de participação de terceiros, para então, abrir caminho a diferentes formatos de negócio.
Já existem interessados na SAF?
Entre os interessados no clube estão grupos nacionais e internacionais, mas nada foi concluído e o clube espera propostas com aportes, plano esportivo e alinhamento à identidade do Peixe.
Contudo, o Santos segue em movimento para transformar seu modelo de gestão, com avaliação em curso, estimativa bilionária e busca por parceiros. No entanto, o processo ainda exige aprovação interna e paciência para que o projeto se consolide.
