Paulo Henrique marcou pela Seleção Brasileira

Paulo Henrique viveu uma das suas grandes atuações da carreira justamente pela Seleção Brasileira nesta terça-feira (14). O lateral-direito do Vasco marcou o primeiro gol da derrota do Brasil para o Japão por 3 a 2 no amistoso disputado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.

Além de Paulo Henrique, Gabriel Martinelli fez o outro gol da Seleção Brasileira, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda marcaram para os japoneses. Foi o segundo jogo do lateral vascaíno no Brasil. Na última sexta-feira (10), o defensor estreou com a camisa amarelinha na goleada sobre a Coreia do Sul por 5 a 0

Como foi a atuação de Paulo Henrique em Brasil x Japão?

No primeiro tempo, Paulo Henrique mostrou segurança na defesa da Seleção Brasileira, com uma boa recomposição na primeira linha de quatro defensores e conseguiu fazer boas interceptações. A destacar, um bom corte em um avanço perigoso de Minamino, um dos principais nomes do Japão.

O bom começo dos mandantes deixou o lateral do Vasco com tarefas mais defensivas. Numa das poucas descidas ao ataque, Bruno Guimarães lançou Paulo Henrique, que entrou na área e disparou um bonito chute, aos 26 minutos. Muita comemoração do vascaíno, que reuniu todos os jogadores. 45 minutos iniciais eficientes na defesa e de destaque no ataque.

CHOFU, JAPAN – OCTOBER 14: Paulo Henrique of Brazil (L) controls the ball against Takumi Minamino of Japan (R) during the international friendly match between Japan and Brazil at Tokyo Stadium on October 14, 2025 in Chofu, Tokyo, Japan. (Photo by Koji Watanabe/Getty Images)

No segundo tempo, Paulo Henrique voltou a permanecer mais preso à defesa devido ao crescimento do Japão, sendo um desafogo para Casemiro na saída de bola. Ele apareceu em um momento crucial para cortar um chute de dentro da área de Kamada.

No entanto, acabou “vendido” no lance do segundo gol japonês quando precisou marcar dois jogadores. Foi uma exceção na defesa brasileira, que cometeu várias falhas na etapa final, culminando na virada do Japão. O lateral ainda voltou a ser bastante acionado em lances de ataque nos últimos minutos.

Veja os números de Paulo Henrique

Minutos jogados: 90′
Passes (certos): 63/66 (95%)
Passes no campo adversário: 31/32 (97%)
Passes no próprio campo: 32/34 (94%)
Ações com a bola: 85
Cortes: 4
Desarmes (ganhos): 1/1
Recuperações de bola: 2
Duelos pelo chão (ganhos): 4/3
Duelos aéreos (ganhos): 2/1
Finalizações: 1
Nota: 7,6

Fonte: Sofascore

Torcida do Vasco reage ao gol do lateral

“Merece demais, só alegria ver esse cara tendo essa oportunidade e fazendo gol ainda. PH é seleção SIIIM!”, comentou um. “Eu não lembro a última vez que comemorei tanto um gol do Brasil, parece até um parente meu”, disse outro. “É como se ele fosse meu irmão fazendo gol. Que felicidade”, celebrou um terceiro.

“Desse jeito, o PH vai para a Copa”, projeta outro. “Ele corre, ele dribla e gosta de desarmar, oba oba mais um gol do PH”, escreve outro. “Renovem e aumentem o salário por favor, nunca gritei tanto num gol da seleção”, admite mais um. “Temos o melhor lateral do Brasil”, narra outro.