Nonato vai permanecer no Fluminense?

O Fluminense terá que tomar decisões sobre o futuro de Nonato e Manoel. Os dois jogadores têm contrato encerrando no final de 2025 e seguem com situações incertas para a próxima temporada.

No caso de Nonato, o Fluminense ainda não chegou a uma definição sobre a permanência do volante. O camisa 16 pertence ao Santos, embora se tornou um dos nomes de maiores minutagem no elenco do Tricolor. O empréstimo termina no dia 31 de dezembro.

Ou seja, a decisão pode passar pela situação do Peixe, ameaçado de voltar à Série B do Campeonato Brasileiro. Caso precise enxugar a folha salarial, Nonato teria caminho livre para ser contratado em definitivo pelo Tricolor das Laranjeiras. Nesta temporada, ele participou de 39 jogos, com três gols e duas assistências.

Manoel vive fim de ciclo?

Aos 35 anos, Manoel vive uma situação oposta e se aproxima de um fim de ciclo no Fluminense. Desde 2021 no clube carioca, o zagueiro perdeu espaço com a chegada de Thiago Silva e se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo.

Neste ano, o defensor entrou em campo apenas 13 vezes, com três cartões amarelo e um vermelho, totalizando 1038 minutos. Por outro lado, Manoel não saiu do banco de reservas em 35 jogos do Tricolor. Ele tinha renovado o seu vínculo por mais uma temporada (até o fim de 2025) com uma redução salarial.

SP – BRAGANCA PAULISTA – 23/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X FLUMINENSE – Manoel jogador do Fluminense durante a partida contra o Bragantino no estadio Cicero De Souza Marques em Braganca Paulista (SP), pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Marlon Costa/AGIF

Próximo compromisso do Fluminense

Depois da pausa da Data FIFA, o Fluminense volta a campo para disputar o clássico contra o Flamengo no dia 19 de novembro, às 21h30 (de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonto Brasileiro, no Maracanã.

Opinião da redação do Antenados

A compra de Nonato se justifica pelo Fluminense. Versátil, o volante acabou sendo uma peça importante na Era Renato Gaúcho. Já o caso de Manoel, mais experiente e em recuperação de lesão, é diferente. É provável que o Tricolor não renove com o zagueiro para abrir espaço à uma nova contratação na zaga.