Neste domingo (25), o assunto no Botafogo é a situação do zagueiro Bastos. Titular absoluto da zaga multicampeã em 2024, o angolano de 34 anos sofreu uma grave lesão no joelho no começo de 2025 e, desde então, não entra em campo.

Bastos ficou de fora do duelo entre Botafogo x Bangu no último sábado (24) pelo Campeonato Carioca. Após a vitória do Glorioso por 2 a 0 no Nilton Santos, o técnico alvinegro Martín Anselmi tranquilizou a torcida e afirmou que não há nada grave com o defensor.

Tanto é que, na rodada anterior da Taça Guanabara, Bastos chegou a ser relacionado para o confronto diante do Volta Redonda, mas não saiu do banco de reservas. Anselmi afirmou que a ausência do angolano contra o Bangu foi por uma recaída nas dores, algo comum em um processo de recuperação, mas o argentino sinalizou que não é nada grave. Ele passa por um controle de carga.

Martín Anselmi atualiza situação de Bastos

Bastos jogador do Botafogo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

“Bastos teve uma recaída, uma recidiva, ainda tem dor, é claro que treinar forte, treinar no campo sintético… Temos que aprender junto com o jogador como administrar essas cargas para que ele possa estar no jogo fresco”, iniciou Anselmi sobre Bastos em coletiva, como relatado pelos colegas do FogãoNET.

“Temos que fazer um trabalho personalizado com ele para que ele consiga ir evoluindo semana a semana e que não aconteça o que aconteceu agora. Por querer estar, terminou um pouco mais carregado. Não se machucou de novo, nada grave, simplesmente temos que regular essa carga para que ele consiga equilibrar e voltar da lesão”, completou o técnico do Botafogo.

A última vez que Bastos entrou em campo pelo Botafogo foi no Carioca de 2025. Na ocasião, ele ainda se recuperava de uma contusão sofrida na reta final de 2024 e foi à campo antes da lesão sarar totalmente. A situação se agravou e o zagueiro não joga há praticamente um ano inteiro.

Opinião do Antenados no Futebol

A comissão técnica do Botafogo precisa ter todo o cuidado com Bastos, que além de uma lesão grave, vem de um longo período de inatividade. Acreditamos que o retorno precisa ser aos poucos e, com o protocolo seguido à risca, o defensor será um grande ‘reforço caseiro’ para Anselmi ao longo de 2026.