Cenário das disputas e avaliação de Mano
Durante o programa Arena SBT, o comentarista Mano analisou o momento decisivo de Corinthians e Palmeiras em competições distintas e apontou uma diferença importante entre os dois rivais paulistas. Para ele, o Corinthians vive um cenário mais favorável na Copa do Brasil do que o Palmeiras no Campeonato Brasileiro, especialmente por depender apenas de seus próprios resultados.
Segundo Mano, mesmo com confrontos considerados equilibrados na Copa do Brasil, o Corinthians está em uma posição objetiva para buscar o título, algo que o Palmeiras não tem no Brasileirão, já que precisa acompanhar de perto o desempenho do Flamengo nas últimas rodadas do campeonato.
Declaração polêmica
“O Corinthians tem mais chances de ganhar a Copa do Brasil do que o Palmeiras de ser campeão brasileiro. O Corinthians só depende dele. O Corinthians contra Cruzeiro, Fluminense e Vasco é briga de bêbado no escuro, ninguém sabe o que vai acontecer, é tudo nivelado. Já o Palmeiras depende de tropeços do Flamengo”, disse o comentarista.
Mesmo reconhecendo as oscilações do Corinthians no Brasileirão, Mano ressaltou que a equipe segue firme na briga pelo título da Copa do Brasil, competição na qual decidirá seu futuro em semifinais nos dias 10 e 14 de dezembro contra o Cruzeiro. Caso avance, o alvinegro enfrentará o vencedor do clássico entre Vasco e Fluminense.
Palmeiras pressionado no Brasileirão e reta final intensa
A avaliação do comentarista ganha ainda mais relevância diante da atual configuração da tabela do Campeonato Brasileiro. Após 34 rodadas, o Flamengo lidera com 71 pontos, enquanto o Palmeiras aparece logo atrás, com 69. Como os dois confrontos diretos entre as equipes já aconteceram, a vantagem rubro-negra permite que o time carioca dependa apenas de seus próprios resultados para buscar mais uma taça nacional.
Com quatro rodadas restantes, o Palmeiras precisa vencer suas partidas e ainda torcer por tropeços do Flamengo, o que seria a base da polêmica leitura de Mano sobre o cenário mais complexo do Verdão. A situação é ainda mais sensível porque Flamengo e Palmeiras disputarão também a final da Libertadores no dia 29 de novembro, em Lima, algo que pode impactar diretamente o desgaste físico e a concentração de ambos nas rodadas finais do Brasileirão.
