Técnico disse não ao clube
Hoje sem clube, Jorginho revelou que já foi chamado para treinar o Sport. Ao participar do podcast Basticast, o técnico tocou no assunto de forma espontânea. Falando sobre estar há 10 meses sem trabalhar, o treinador disse que já recebeu diversas propostas. No entanto, afirmou que nunca trabalharia no Leão, por ter sido campeão do Flamengo em 1987:
“Qualquer um que pegue os times que estão na zona de degola não é fácil. E tem uns que não dá: por exemplo, no Sport. Eu nunca vou trabalhar no Sport. Eu sou campeão brasileiro de 1987 pelo Flamengo, então já falei isso. É um clube que eu não tenho a menor possibilidade de trabalhar porque não concordo.”
“Eles tentaram me contratar duas vezes e eu falei, ‘cara, eu não vou falar que o Sport é campeão’. Eu falei, ‘não’, eu não posso falar uma coisa que eu vivenciei dentro do campo. E a gente foi campeão. Tentaram mudar o regulamento no meio do campeonato e a gente não aceitou de jeito nenhum.”
Disputa pelo título de 1987
Apesar de Jorginho considerar o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) é que o Sport foi o único vencedor. Naquele ano, houve duas disputas chamadas como Campeonato Brasileiro e o Leão da Ilha venceu a que foi originalmente planejada.
O Flamengo e outros clubes realizaram outro torneio, com o time carioca ficando com o título. Desde então, o Rubro-Negro carioca quer o reconhecimento de campeão brasileiro de 1987 ao lado do clube pernambucano. Por usa vez, o Sport recusa a situação, entendendo ser o único a vencer naquele ano.
Em 2011, a CBF publicou resolução reconhecendo o adversário como campeão, o que levou a nova ação na Justiça. Dessa vez, contudo, tanto o STJ quanto o STF, última instância para o caso, decidiram que o Leão é o único vencedor. O Flamengo afirma que levará caso a Fifa.
Situação do Sport no Brasileirão
Último colocado do Brasileirão, o Sport está com apenas 10 pontos. Com só uma vitória em 20 rodadas, o clube tem 12 pontos a menos que o primeiro fora da zona de rebaixamento. Neste domingo (14), enfrenta o Red Bull Bragantino, às 11h (horário de Brasília), em Bragança Paulista.
