O Atlético-MG vive a expectativa de disputar a final da Copa Sul-Americana. No próximo sábado (22), às 17h (horário de Brasília), o Galo entra em campo contra o Lanús, da Argentina, para decidir mais um título continental.

Do lado argentino, o técnico do Lanús Maurício Pellegrino mandou um recado para o Atlético-MG antes da final, que será disputada em Assunção, no Paraguai. Quem também mandou um recado para o Galo foi o ex-lateral Dedê, cria da base atleticana.

Dedê relembra final entre Atlético-MG x Lanús em 1997

Em entrevista à ‘Rádio Itatiaia’, Dedê relembrou que esteve em campo no primeiro jogo da final da Copa Conmebol de 1997 entre Atlético-MG e Lanús. Na ocasião, a partida de ida foi em solo argentino e o Galo não tomou conhecimento do rival, vencendo por 4 a 1. No jogo de volta em Belo Horizonte, o time atleticano segurou o empate em 1 a 1 e se sagrou campeão do torneio. 

Contudo, a partida disputada em La Fortaleza, casa do Lanús, ficou marcada por uma confusão generalizada, que envolveu torcida, dirigentes e até mesmo jogadores do time argentino, em cenas lamentáveis que são comuns no futebol sul-americano. À ‘Itatiaia’, Dedê relembrou o jogo.

Adversário do Atlético-MG na final, Lanús eliminou o Fluminense no Maracanã. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

“Novamente esta final entre Atlético e Lanús. Ainda me lembro daquela final de 1997, aquela guerra. Foi um jogo bastante conturbado e apanhamos bastante. No segundo jogo contamos com nossa torcida e demos show. É um time chato. As duas equipes vão se estudar bastante. Quem errar menos vai levar este título”, disse Dedê. 

Radicado na Alemanha, onde é ídolo no Borussia Dortmund, o ex-lateral revelado no Galo mandou um recado para o time atleticano: “A equipe do Galo é melhor tecnicamente, mas num jogo só temos que entrar com respeito. Vamos torcer para que o Galão conquiste essa vitória. Estou aqui da Alemanha, torcendo para que isso aconteça”.

Opinião do Antenados no Futebol

O Lanús tem a ‘casca’ típica de um time argentino, e o adversário do Galo fez bons jogos na Sul-Americana, tendo eliminado o Fluminense no Maracanã, por exemplo. Mas, bola por bola, o Atlético-MG tem mais qualidade e conta com um elenco cascudo para ser terminar 2025 com mais um título em sua galeria de troféus.