Chapecoense volta à Série A

A Série B acabou neste domingo e a Chapecoense foi um dos times a conquistar o acesso à Série A. Na última rodada, a equipe recebeu o Atlético-GO e precisava da vitória para ficar no G4. Com gol nos acréscimos do primeiro tempo, marcado por Walter Clar, o time está de volta à elite do futebol brasileiro.

Em 38 rodadas, o clube de Chapecó teve 18 vitórias, oito empates e 12 derrotas. Além disso, foram 52 gols marcados e 35 sofridos. A Chape termina a competição com o segundo melhor ataque, atrás apenas do Athletico-PR.

Giovanni Augusto quase foi para o Santos

Giovanni Augusto foi um dos destaques da Chapecoense na Série B 2025. Com 36 anos, o meia assinou com a equipe em abril de 2024, mas renovou em março desse ano. Em entrevista à ESPN, o jogador revelou que recebeu proposta do Santos, mas resolveu ficar na Chape:

“Eu vim pra Chapecó com a promessa que Deus iria me honrar aqui. E, nessa minha vinda pra cá, eu acabei recebendo uma proposta do Santos. E todo mundo sabe, é o sonho de todo jogador de futebol é jogar no Santos, pela grandeza do clube em si.”

“Mas eu resolvi obedecer à promessa de Deus e vim pra Chapecó e quando eu cheguei aqui, eu tive a certeza de que Deus realmente estava aqui e tinha me conduzido para um lugar especial e eu iria fazer história. Então, só agradecer a Deus.”

Jogadores do Chapecoense comemoram vitoria ao final da partida contra o Atletico-GO no estadio Arena Conda pelo campeonato Brasileiro B 2025. Foto: Liamara Polli/AGIF

Giovanni foi líder de assistência

A Chapecoense teve um dos melhores ataques da Série B eGiovanni Augusto teve participação direta nisso. Com 31 jogos pelo time no Campeonato, o meia fez dois gols, mas foram nove assistências, segundo o Sofascore.

Entre outras estatísticas, também acertou 71 passes decisivos, além de 38% de acerto em cruzamentos. O jogador foi um dos principais nomes da Chape na campanha de acesso. O camisa 10 foi titular em todos os 31 confrontos que participou na 2ª divisão.