O time sub-20 do Flamengo não faz um bom início no Campeonato Carioca. No último sábado (17), o Rubro-Negro perdeu para o Volta Redonda por 3 a 0, em partida válida pela segunda rodada da Taça Guanabara. A equipe vinha de uma derrota para o Bangu e um empate com a Portuguesa-RJ.

A situação gerou incômodo nos bastidores e, consequentemente, um dilema no Departamento de Futebol do Flamengo. Os próximos jogos serão decisivos para saber se o Mais Querido conseguirá a vaga nas quartas de final ou se vai disputar os play-offs contra o rebaixamento.

Na sequência, o CRF tem dois clássicos pelo caminho — encara o Vasco na próxima quarta-feira (21) e enfrenta o Fluminense no próximo domingo (25), adversários que prometem não facilitar. Para isso, qual seria o ideal? Antecipar o retorno dos titulares ou manter a equipe sub-20 com Bruno Pivetti no comando?

Flamengo vive dilema

O time principal, tetracampeão da América e vencedor do Brasileirão, se reapresentou no último dia 12 e não tem condições físicas de estrear neste momento. Como trouxe o jornalista Léo José, do Coluna do Fla, o Departamento de Futebol estuda algumas opções.

Uma eventual antecipação da volta dos titulares traria tranquilidade para a sequência do estadual. Além disso, ajudaria a blindar os Garotos do Ninho após um início complicado, evitando expor ainda mais a base.

Time sub-20 do Flamengo, comandado por Bruno Pivett, ainda não venceu no Cariocão. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Em contrapartida, antecipar o retorno do grupo principal significa encurtar ainda mais a temporada do técnico Filipe Luís. Isso também implica em uma condição física mais distante da ideal e risco maior de lesões graves.

Pelo ponto de vista de planejamento, a volta dos titulares indicaria uma mudança brusca no que foi pensado inicialmente. Vale frisar que o Flamengo abriu mão da Copinha para priorizar os jogos do sub-20 neste início de Campeonato Carioca.

Opinião do Antenados no Futebol

Antecipar o retorno da ‘cavalaria’ rubro-negra certamente teria seus benefícios, mas dado todo o contexto, acreditamos que seria um risco muito grande prejudicar os titulares do Flamengo por uma situação totalmente reversível no estadual. O clube deve seguir o planejamento para não ‘estourar’ seus principais jogadores, visto que as principais competições ainda não começaram.