Rafael Marques começou a carreira de técnico

De passagem no Botafogo, o ex-atacante Rafael Marques começou oficialmente a sua carreira como treinador. Aos 42 anos, ele foi anunciado nesta terça-feira (2) como o novo técnico do Primavera, de Indaiatuba, um dos caçulas do Campeonato Paulista de 2026.

Esta será a primeira experiência do antigo atacante na função de treinador. No passado, Rafael Marques chegou a ser assumir o cargo interinamente pelo clube na Série A2 do Campeonato Paulista, em 2024, por apenas três jogos. Ele era auxiliar fixo do próprio Primavera.

+ Aproveita a leitura e clica no banner do H2bet para se divertir com o seu time

Rafael Marques já vinha comandando a preparação da equipe paulista desde a saída do antecessor, Fernando Marchiori. Porém, o Primavera avaliou algumas opções no mercado antes de efetivar o auxiliar. O ex-atacante será o treinador principal a partir da próxima temporada.

Destaque no Botafogo

Pelo Botafogo, Rafael Marques participou de 73 jogos, com 19 gols e 11 assistências, totalizando 5437 minutos, entre os anos de 2012 e 2014. Foi a passagem no Glorioso que expôs o atacante aos holofotes a nível nacional, estando presente na campanha que do 4º lugar no Campeonato Brasileiro 2013.

Porém, ele não chegou a levantar títulos no período que defendeu o Fogão. O jogador seria negociado para o HN Jianye, da China, por 2,55 milhões de euros ainda no começo de 2014.

SAO PAULO – SP – 31/08/2016 – COPA DO BRASIL 2016/PALMEIRAS X BOTAFOGO-PB – O jogador Rafael Marques comemora o segundo gol do Palmeiras durante partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2016, na Arena Allianz Parque/ Sao Paulo. foto:Daniel Vorley/AGIF.

Outros clubes

Revelado pela Ponte Preta, Rafael Marques passou pelo Marília e por clubes da Turquia e do Japão, antes de chegar ao Botafogo. Posteriormente, voltou a ganhar destaque no Palmeiras, onde levantou o título da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileiro de 2016.

Na carreira, ainda defendeu Cruzeiro, Sport, São Caetano, Figueirense e encerrou a carreira no próprio Primavera, em 2022. Pelo clube de Indaiatuba, esteve em 21 jogos e marcou quatro gols, antes de fazer a transição para a comissão técnica.